NOTÍCIAS

Selecionados monitores para o Programa de Educação Ambiental da Votorantim Metais

2 de abril de 2015

Jovens irão participar de várias ações que a Unidade Niquelândia da Votorantim Metais promoverá em prol do meio ambiente rnFazer a destinação adequada do lixo e evitar o desperdício d

rn

Jovens irão participar de várias ações que a Unidade Niquelândia da Votorantim Metais promoverá em prol do meio ambiente 

rn

Fazer a destinação adequada do lixo e evitar o desperdício de alimentos e de água é levado a sério pela família da jovem Júlia Pereira das Chagas, de 13 anos, moradora de Niquelândia (GO). Ela aprendeu cedo com os pais a importância de separar o lixo orgânico do reciclável e a ter critério em qualquer tipo de consumo. Interessada também pela natureza, Júlia foi selecionada para atuar como monitora em 2015 do Programa de Educação Ambiental (PEA). Promovido pela Unidade Niquelândia da Votorantim Metais desde 2008, o Programa estimula a busca por conhecimento, o senso de responsabilidade pelo meio que cerca os cidadãos e a satisfação em colaborar para a construção de um futuro mais sustentável.

rn

Júlia está pronta para participar das atividades do PEA com outros 14 jovens selecionados. No último dia 23 de março, ela recebeu um kit com camiseta, boné, cantil e outros itens personalizados do Programa e aguarda ansiosa para aprender e contribuir com os conhecimentos que já possui. “Interessei-me pelo PEA vendo meus amigos contarem a experiência deles como monitores. Agora, chegou a minha vez. Quero prestar a minha contribuição, sensibilizando a comunidade e também levando um pouco do que vivenciarei para minha família”, disse. 

rn

As inscrições para o processo seletivo do PEA 2015 foram abertas em janeiro, com 15 vagas para novos monitores. A seleção foi realizada em fevereiro, por meio de prova escrita, com questões relacionadas ao meio ambiente. Podem participar do processo seletivo estudantes com idade entre 13 a 16 anos, filhos de empregados próprios da Unidade Niquelândia, que estudam na Escola Sesi Vila Macedo.

rn

Júlia Pereira participou do processo seletivo incentivado pelo pai, o supervisor de Manutenção, Fábio Renovato das Chagas. Ele diz que o envolvimento em ações sociais é prática comum na família e acredita que a adesão de Júlia ao PEA ajudará a reforçar na filha atitudes de solidariedade. “Há anos acompanho as ações da Unidade Niquelândia em prol da segurança e do meio ambiente e o PEA é uma iniciativa bastante interessante para despertar nos jovens o cuidado com a fauna e flora locais”, afirmou Fábio. “Por isso, incentivamos a Júlia a se inscrever no programa porque acreditamos que ela fará um bom trabalho como monitora e aprenderá muito”, acrescentou.  

rn

Quem já participou do PEA guarda bons ensinamentos. Eduardo Gabriel Santos Silva, de 14 anos, foi monitor ambiental em 2014 e disse que o contato direto com a natureza fez a diferença para os aprendizados adquiridos em sala de aula. “A trilha ecológica foi uma das atividades que mais gostei, porque pude conhecer melhor os animais e saber mais sobre as árvores nativas. Se houvesse nova oportunidade de ser monitor, com certeza participaria”, comentou. 

rn

Além da trilha ecológica, a programação de atividades do PEA inclui ações de conscientização na Unidade e no município, apresentação de filmes com temática ambiental nas escolas de Niquelândia, e outras ações que são realizadas próximas a datas comemorativas ligadas ao meio ambiente. Para isso, os jovens selecionados para participar do programa são treinados sobre gestão de águas, emissões atmosféricas e coleta seletiva. 

rn

“Preservar o meio ambiente é essencial para promover o bem-estar das pessoas. Como somos comprometidos com a comunidade em que estamos inseridos, realizamos o PEA todos os anos com orgulho por colaborarmos para um futuro melhor”, disse o gerente-geral da Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, José Maximino Ferron.  

rn

Monitores ambientais – PEA 2015

rn

  

rn

Sobre a Votorantim Metais

rn

A Votorantim Metais investe desde sua criação, em 1996, no crescimento de suas operações com base em princípios de sustentabilidade e estabilidade operacional. A empresa é líder no mercado brasileiro de alumínio primário, uma das cinco maiores produtoras mundiais de zinco e a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programa de melhorias eleva produtividade e reduz custos operacionais

15 de outubro de 2018

Engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade e otimização de custos. Esses são os diferenciais que a Imerys, detentora da maior…

LEIA MAIS

Mining Hub abre inscrição para 15 desafios de inovação

3 de novembro de 2020

O  Mining Hub – primeiro hub de inovação aberta no mundo, subsidiado por 22 mineradoras e 16 fornecedores, abre inscrições…

LEIA MAIS

IBRAM anuncia os vencedores do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 2022

28 de novembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) revelou na última terça-feira, 22, no escritório em Belo Horizonte (MG) os grandes vencedores…

LEIA MAIS