NOTÍCIAS

Sema terá novo sistema de arrecadação a partir de abril

30 de março de 2015

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) estará com um novo sistema de arrecadação a partir do dia 1º de abril. Mas para realizar as alterações previstas na Lei Complementar 10.242/2014, a Coordenadoria d

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) estará com um novo sistema de arrecadação a partir do dia 1º de abril. Mas para realizar as alterações previstas na Lei Complementar 10.242/2014, a Coordenadoria de Arrecadação comunica que estará fechada e não emitirá taxas nos dias 30 e 31 de março (segunda e terça-feira). O atendimento estará normalizado no dia 1º (quarta-feira).

Conforme a coordenadora do setor, Isabele Gregório, as mudanças atendem a um estudo realizado pelas secretarias da Fazenda (Sefaz) e da Indústria, Comércio e Mineração (Sicme) que buscaram readequação dos níveis de empreendimentos licenciados pelo órgão ambiental. Outro propósito é corrigir a distorção na cobrança realizada a partir da Unidade Padrão Fiscal (UPF), que desde 2007 teve um reajuste médio de R$ 26,27 para R$ 110,13, valores que oneram a cadeia produtiva do Estado.

Isabele pontua que como a taxa é um tributo pela contraprestação do serviço prestado, a Sema trouxe conceitos tributários modernos, como justiça fiscal, capacidade contributiva e uma estrutura parametrizada, de maneira que permitisse a automação integral de recolhimento via internet, reduzindo o custo operacional e facilitando a vida do cidadão. Nossa nova política é o fazer mais com menos, garantindo os recursos adequados para tocar a máquina ambiental e fomentar as nossas políticas.

Caso haja dúvidas, a Sema disponibiliza um telefone para atendimento e informações: 0800 65 3838/ 0800 647 0111 (Atendimento Integrado ao Cidadão). O link com o PDF da Lei 10.242/2014 está no portal da Semawww.sema.mt.gov.br (institucional/legislação/lei complementar).

rn

 

rn

 

 

Fonte: Mato Grosso Notícias – Cuiabá/MT

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Alunorte e UFPA assinam novo acordo para pesquisas de uso do resíduo de bauxita, dessa vez na produção de agregado sintético

13 de outubro de 2020

A Alunorte anuncia novo acordo com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para pesquisa sobre o uso do resíduo da bauxita na…

LEIA MAIS

IBRAM debate na Câmara a importância da transparência na destinação da CFEM

29 de junho de 2023

A transparência na destinação dos recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e os impactos desse royalty no desenvolvimento…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS