Semana de saúde mobiliza trabalhadores na prevenção de doenças
23 de maio de 2016
Evento promovido pela Dow Corning contou com palestras, cursos e até campanha de vacinação.rn
Melhorar a condição de saúde dos trabalhadores e reduzir o risco de doenças ocupacionais. Estes são os objetivos principais da Semana da Saúde realizada, em maio, pela Dow Corning, líder global em silicones, instalada em Breu Branco, no sudeste paraense. É o terceiro ano que a empresa realiza este evento, que contou com a participação dos empregados das áreas administrativas e produtivas da fábrica, totalizando 720 participações.
Realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), a programação foi bastante intensa com palestras, oficinas, cursos, exames oftalmológicos e vacinação contra a gripe, como explica Hugo Goto, gerente de saúde e medicina do Trabalho da Dow Corning: “A Semana da Saúde superou nossas expectativas, pois a participação foi maior do que esperávamos. E o mais importante é que este ano tivemos a participação de profissionais de várias especialidades, como fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, oftalmologista e outros”, disse Hugo.
Outro diferencial deste ano é que os familiares dos empregados também puderam participar de algumas programações e aproveitar para conhecer a fábrica. Como o curso Cozinha Brasil, realizado no refeitório da fábrica, no qual as nutricionistas deram dicas de culinária com foco na prevenção da obesidade e reaproveitamento de alimentos.
Gracilene Sousa, Assistente de Qualidade participou do curso e da oficina “Roda de Alimentos”, comentou o que mais gostou nos eventos: “Foi muito importante, pois abriu a nossa mente com relação aos alimentos e a maneira como a gente come. Precisamos avaliar se o que comemos no dia a dia faz bem a saúde”.
A área de Medicina do Trabalho da Dow Corning realiza continuamente um monitoramento individual com os funcionários, aprendizes e estagiários, por meio dos exames periódicos para redução dos indicadores avaliados pelo Índice de Saúde Anual do Funcionário (ISAF), como pressão arterial, índice de massa corporal, colesterol, triglicerídeos e glicemia. Também é realizado um intenso trabalho de prevenção de doenças ocupacionais relacionadas ao levantamento e transporte manual de peso, postura e esforço físico para os trabalhadores das áreas produtivas.
Assessoria