O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e as mineradoras associadas estão à frente de um ousado projeto de transformação do setor mineral, de modo a torná-lo ainda mais seguro, ambientalmente responsável, atencioso com as pessoas à sua volta, ético em tudo o que faz e gerador de indicadores de sustentabilidade muito mais ambiciosos. A Agenda ESG da Mineração é mais uma iniciativa do setor mineral brasileiro em prol do desenvolvimento sustentável.
A temática será amplamente debatida nesta semana durante o ‘Seminário – ESG da Mineração’ nos dias 23 e 24 de novembro. O evento, realizado pelo IBRAM, em parceria com a Falconi Consultoria, é 100% online e gratuito. Será uma oportunidade para ouvir o que diversas empresas estão fazendo para melhorar seu desempenho e sua governança em setores variados, como Segurança de Processos; Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos; Saúde e Segurança Ocupacional; Mitigação de Impactos Ambientais; Água e Energia; Relacionamento com Comunidades, entre vários outros temas. Clique aqui para fazer sua inscrição.
“A adoção das boas práticas de ESG é uma demanda global. Organizações – e setores – que não estiverem compromissados no sentido da ampla sustentabilidade de seus negócios, estarão fadados a sucumbirem, abrindo espaço para concorrentes conectados com as novas demandas. Somos o primeiro setor a assumir um compromisso ESG. A indústria mineral está seriamente comprometida e agindo em prol de uma grande transformação dos processos”, afirma o diretor-presidente do IBRAM, Flávio Ottoni Penido.
A agenda ESG da Mineração do Brasil representa um estágio de avanço em relação à ‘Carta Compromisso do IBRAM Perante a Sociedade’, documento apresentado publicamente em setembro de 2019. A Carta estabeleceu pilares de ações a serem adotadas pelas mineradoras para melhorar seus indicadores em 12 áreas:
Segurança operacional, barragens e estruturas de disposição de rejeitos, saúde e segurança ocupacional, mitigação de impactos ambientais, desenvolvimento local e futuro dos territórios, relacionamento com comunidades, comunicação e reputação, diversidade e inclusão, inovação, água, energia e gestão de resíduos.
Desde então, dezenas de empresas e centenas de profissionais e especialistas em mineração e em outros campos, se engajaram nesse esforço em prol da agenda ESG. O envolvimento acontece em praticamente todos os níveis hierárquicos de cada organização. Grupos de trabalho por assunto foram organizados e todo o trabalho é sistematizado com apoio da experiente Falconi Consultoria.
Os GTs se reúnem periodicamente, estabelecem compromissos e metas relacionados a cada tema e, na visão do IBRAM, estas definições influenciarão todo o comportamento de cada mineradora atuante no Brasil, bem como a própria legislação e normas regulatórias. “Ao final, o IBRAM pretende que todas as organizações do setor mineral tenham em mãos um verdadeiro guia de como será a mineração do futuro, um excelente instrumento para planejar os negócios ao longo dos muitos anos à frente”, ressalta Penido.
SERVIÇO:
Seminário Interno – ESG da Mineração
Data: 23 e 24 de novembro
Horário: 8h às 18h
Evento 100% Virtual
Inscrições e programação: https://ibram.org.br/evento/seminario-interno-esg-da-mineracao/
Informações: ibram@ibram.org.br
O Mining Hub realizou, na última terça-feira, 24, a Retrospectiva da Inovação, quando foram apresentados os resultados alcançados referente à inovação durante…
LEIA MAISUm dos segmentos mais estratégicos da nossa economia, o setor mineral, faturou, apenas no 1º trimestre de 2021, cerca de…
LEIA MAISEm pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…
LEIA MAIS