NOTÍCIAS

Senador Luiz Henrique (PMDB-SC) presidirá subcomissão do marco de terras-raras

27 de março de 2013

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) presidirá a Subcomissão que vai elaborar o Projeto do Marco Regulatório da Mineração e Exploração de Terras-Raras no Brasil (elementos químicos estratégi

rn

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) presidirá a Subcomissão que vai elaborar o Projeto do Marco Regulatório da Mineração e Exploração de Terras-Raras no Brasil (elementos químicos estratégicos às modernas tecnologias de ponta). A composição da subcomissão foi indicada nesta terça (26) na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado.

rn

Há muito trabalhando para a criação da subcomissão, Luiz Henrique sustentou que o Brasil precisa voltar a dominar o mercado das Terras-Raras, indispensável para ampliar urgentemente sua presença no comércio internacional com produtos industrializados.

rn

Para o País ingressar com força na nova era industrial sustentável, aumentar sua pauta de produtos manufaturados e reverter a dependência de commodities, o senador considera fundamental o domínio de toda a cadeia tecnológica das Terras-Raras: exploração, mineração, produção, separação dos 17 insumos e sua transformação em valor agregado.

rn

Conjunto de 17 elementos químicos encontrados em jazidas minerais, o uso das Terras-Raras tem enorme abrangência. Vitais para a indústria de alta tecnologia de ponta, o mercado mundial hoje liderado pela China movimentou US$ 9 bilhões em 2012, mas a tendência é aumentar significativamente a demanda de 180 mil toneladas.

rn

A subcomissão deverá definir uma política estratégica de fomento à produção industrial e de aproveitamento das muitas jazidas já identificadas no Brasil.

rn

Estatizadas na década de 60, as minas brasileiras entraram em decadência. Para que o Brasil retome a liderança no setor, o senador catarinense precisará da colaboração dos especialistas para elaborar um programa de pesquisa de minerais tão raros e básicos e os transforme em insumos para a fabricação de produtos sofisticados e até mesmo de simples secadores de cabelo.

rn

Excelentes condutores de eletricidade e de calor altamente magnetizáveis, os 17 elementos das Terras-Raras possuem alto grau de pureza e de concentração – indispensáveis na moderna indústria de Iphones, Ipods, Led’s, Laptops, lasers, Tvs digitais, aparelhos de ressonância magnética, tomógrafos e até carros híbridos. Eles também são usados na formação das cores primárias: azul, verde e vermelho.

rn

Subcomissão – presidida pelo senador Luiz Henrique, a subcomissão será composta por cinco titulares e cinco suplentes. 

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: ADJORI SC

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Atlantic Nickel conclui embarque para Europa e já ultrapassa 29 mil toneladas de minério exportadas este ano

20 de abril de 2022

A Atlantic Nickel, única empresa produtora de níquel sulfetado no Brasil, finalizou o terceiro embarque de minério para exportação neste…

LEIA MAIS

IBRAM participa da I Conferência de Mineração & Bioeconomia do Estado do Pará

1 de julho de 2022

O Gerente Executivo do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Anderson Santos, participou a última quarta-feira (29), da I Conferência de Mineração…

LEIA MAIS

Exportação de pelotas aumenta 14,2% de janeiro a setembro

23 de novembro de 2017

Foram exportadas 22,5 milhões de toneladas de pelotas nos nove meses deste ano A exportação de pelotas, feita pela Vale,…

LEIA MAIS