SERVIÇO GEOLÓGICO LANÇA INFORME TÉCNICO
3 de novembro de 2015
A Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
A Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou, nesta semana, o “Informe Técnico”, um canal de divulgação de informações relevantes para a comunidade geocientífica e o setor mineral. Em sua primeira edição, a publicação traz informações sobre a descoberta de ocorrência de fosfato no Piauí.
O Informe Técnico, em formato acadêmico, vem na versão digital e busca informar sobre descobertas relevantes durante a execução de projetos realizados pela empresa no país.
A descoberta foi feita pelos geólogos Douglas Silveira e Camila Basto da Residência de Teresina, durante trabalho de campo do projeto Integração Geológica e de Recursos Minerais das Faixas Marginais da Borda Norte-Noroeste do Craton São Francisco, Subárea Riacho do Pontal e Província Borborema, inseridos no ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC3).
Os geólogos encontraram uma ocorrência de rocha fosfática com teores pontuais relativamente elevados de fósforo, de até 14% de P, na localidade de Poço Danta, município de Jacobina do Piauí, localizado no sudeste do Estado. As mineralizações foram identificadas em três afloramentos, ao longo de 6,5 quilômetros de extensão. A largura das zonas aflorantes varia de 40 a 400 metros.
O chefe do Departamento de Recursos Minerais (Derem) Francisco Valdir Silveira explica que a iniciativa visa divulgar dados técnicos relevantes durante a execução dos projetos da CPRM sem a necessidade de aguardar a finalização dos projetos e a publicação do relatório final, que pode demorar até três anos.
O editor do Informe Técnico é o chefe da Divisão Geologia Econômica (Digeco), Evandro Klein e cada edição contará com corpo de revisores especialistas no tema ou área enfocados.
Fonte: Notícias de Mineração Brasil