Ao incorporar princípios de circularidade em seus processos e produtos, o setor de mineração pode não apenas apoiar a construção de um futuro Net-Zero, mas também gerar novas oportunidades econômicas para comunidades ao redor do mundo.
No dia 15 de maio, das 15h às 18h (horário local), durante o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF), o International Council on Mining and Metals (ICMM), o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), a Vale, a Circle Economy, o Ministério das Relações Exteriores da Finlândia e a Mining Finland se unirão a líderes globais para debater como o setor de mineração e metais pode acelerar a transição energética, protegendo simultaneamente o clima e a natureza. O evento será realizado em formato híbrido (presencial e online) e contará com tradução simultânea para português e espanhol. Inscreva-se para o evento aqui.
Na sessão de aceleração intitulada “Maximizando a contribuição do setor de mineração para a transição energética”, especialistas de diferentes elos da cadeia de valor dos metais — incluindo os setores de mineração, automotivo e de energias renováveis — discutirão como soluções circulares podem transformar resíduos em recursos valiosos.
O painel reunirá representantes de toda a cadeia de valor de metais e minerais, incluindo consumidores finais, para debater como esses materiais essenciais podem ser produzidos, reutilizados e reaproveitados de forma sustentável, alinhando-se às demandas da transição energética.
Especialistas da sociedade civil, do setor privado e representantes governamentais liderarão um debate aberto sobre como impulsionar a “Mina do Futuro”, com menor impacto ambiental e pegada de carbono reduzida.
Programação
Palestrantes:
Palestrantes confirmados
Samuel Chrysostomo
Diretor de Vendas de Produtos, Serviços de Ciclo de Vida – Beneficiamento, Desaguamento e Hidrometalurgia
Rafaela Guedes
Senior Fellow
Izabella Teixeira
Conselheira e chair do Programa de Transição Climática e Sustentabilidade do CEBRI, Co-Chair do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU e ex-Ministra do Meio Ambiente
Saulo Rezende
Engenheiro de Inovação.
Crédito: Divulgação O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, foi um dos palestrantes convidados pelo CEBRI –…
LEIA MAISCom participação virtual de especialistas das Américas, Europa, Ásia e Oceania, o Comitê Técnico ISO/TC 183 (Minérios e concentrados de…
LEIA MAISConsiderado um dos mais tradicionais eventos de mineração mundial, o Prospectors and Developers Association of Canada será realizado em Toronto…
LEIA MAIS