NOTÍCIAS

Setor de mineração ganha destaque no 46º Congresso Brasileiro de Geologia

1 de agosto de 2012

rnCongresso acontece entre 30 de setembro e 5 de outubro na cidade de Santos e reúne importantes especialistas mundiais. Mineração ganha destaque em simpósios, mesas e fóruns.rnReforçar o elo entre

rn

Congresso acontece entre 30 de setembro e 5 de outubro na cidade de Santos e reúne importantes especialistas mundiais. Mineração ganha destaque em simpósios, mesas e fóruns.

rn

Reforçar o elo entre o mundo profissional e acadêmico, sem dúvida, é um dos objetivos do 46º Congresso Brasileiro de Geologia. O evento é organizado pela respeitada Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) que tem mais de meio século de atuação. Entre os patrocinadores do Congresso estão o Governo Federal, através da Petrobras, e a mineradora Vale.

rn

“Gerir os recursos naturais para gerar recursos sociais” é o tema do evento que reúne especialistas de todo mundo e reflete a preocupação da SBG com o uso racional e eficiente dos recursos naturais, necessidade urgente e uma preocupação de toda a sociedade contemporânea.

rn

Já são mais de dois mil trabalhos inscritos no Congresso que está dividido em 11 grandes áreas que se dividem em Simpósios, Fóruns, Sessões técnico-científicas, Reuniões e Mesa redondas. A expectativa é receber um público de quatro mil pesquisadores e profissionais da área governamental e privada, lideranças políticas, empresários, além de geólogos, engenheiros, oceanógrafos, geógrafos, químicos, meteorologistas, agrônomos, arqueólogos, biólogos e outros de áreas afins.

rn

Um dos destaques do 46º Congresso será a “Praia das Geociências”, uma área de 250 m² na orla de Santos que vai funcionar como um museu a céu aberto. Serão expostos painéis explicando os benefícios do setor petrolífero e mineral bem como um museu de minerais de rochas e atividades de educação ambiental. O acesso a esse espaço será gratuito e as visitas serão monitoradas por alunos universitários do curso de Geologia do estado de São Paulo.

rn

São aproximadamente 40 convidados internacionais renomados tanto nas áreas profissionais como acadêmicas. Entre os destaques das Mesas estão “O setor mineral no Brasil e seus impactos econômicos e sociais”, coordenado por Onildo Marini, da Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB) e Jorge Bettencourt da Universidade de São Paulo, que acontece no dia 2/10 às 16h30. No dia 5/10, um Fórum especial trata da prospecção mineral entre 8h30 e 10h30. Nesse Fórum serão apresentados os programas de exploração mineral do Grupo Bemisa, os programas exploratórios da CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa Mineral), além de uma conferência sobre geofísica aplicada à prospecção de fosfatos e métodos de amostragem e análise geoquímicas aplicados à prospecção e exploração mineral.

rn

 

Fonte: Mining.com

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Webinar debaterá diretrizes estratégicas para territórios sustentáveis de mineração

22 de julho de 2022

A regulamentação e as diretrizes estratégicas que podem ser implementadas para melhorar os quadros de governança territorial e a cadeira…

LEIA MAIS

Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS