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Setor mineral impulsiona construção de novo Porto para o Rio Grande do Norte

4 de fevereiro de 2014

Análises apontaram a perspectiva do setor como o principal fator para viabilizar a instalação do equipamento em Porto do Mangue.rnO potencial mineral do Rio Grande do Norte, responsável por mais de R$ 1 bilhão em in

Análises apontaram a perspectiva do setor como o principal fator para viabilizar a instalação do equipamento em Porto do Mangue.

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O potencial mineral do Rio Grande do Norte, responsável por mais de R$ 1 bilhão em investimentos nos últimos três anos, será fator determinante para construção do primeiro porto privado do estado via concessão.

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De acordo com os dados do Governo do Estado, via Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), os estudos e análises técnicas apontaram a perspectiva de crescimento do setor como o principal fator para viabilizar a instalação do equipamento na cidade de Porto do Mangue.

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Durante reunião no último dia 31, em Porto do Mangue, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Silvio Torquato, representando a governadora Rosalba Ciarlini, destacou a importância do porto para logística do estado e o fortalecimento do setor produtivo local.

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“O Rio Grande do Norte é hoje foco de atração de investimento em diversos setores da economia. A construção do porto privado garantirá ao setor produtivo um equipamento com capacidade para atender o escoamento da produção tanto do setor mineral como de diversas atividades industriais, além de ser mais um empreendimento para melhorar a infraestrutura logística do RN”.

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No encontro, que reuniu o prefeito de Porto do Mangue, Francisco Gomes da Silva, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e equipe técnica da Federação das Indústrias do RN (FIERN) foi assinado um novo termo de cooperação entre o município e a FIERN para elaboração do projeto de construção do Terminal Portuário.

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Em dezembro, o Governo do Estado e a Prefeitura de Porto do Mangue já tinham assinado um termo de cooperação que trata do apoio técnico do Governo para o projeto e análise da necessidade de obras estruturantes.

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A expectativa do município é que o lançamento do edital ocorra nos próximos meses e a previsão para início de funcionamento seja de cinco a seis anos. Análises trabalham com a estimativa que o porto movimente com minérios 2,5 milhões de toneladas/ano.

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Operação

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 A operação do novo porto será feita na modalidade transshipment, onde a carga é transferida diretamente de uma embarcação aquaviária para outra, sem passar por terra.

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A carga é transportada pela malha rodoviária até a zona portuária, descarregada e empilhada para em seguida ser transportada via barcaça até o atracadouro offshore para o navio graneleiro que fará o transporte final da carga.

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 Esse tipo de modalidade de operação viabiliza o carregamento de navios de grande porte mesmo onde a costa é rasa, além de reduzir o custo de investimento em instalação portuária.

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Fonte: No minuto

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