Setores vão discutir sobre eficiência energética
11 de setembro de 2012
rnHoje a presidente Dilma Rousseff deve apresentar os detalhes do novo plano de renovação de concessões de energia elétrica, cuja moeda de troca deve ser o preço da tarifa, conforme adiantou o DCI na semana passada.
rn
Hoje a presidente Dilma Rousseff deve apresentar os detalhes do novo plano de renovação de concessões de energia elétrica, cuja moeda de troca deve ser o preço da tarifa, conforme adiantou o DCI na semana passada. Paralelamente à cerimônia, executivos de empresas de mineração e do setor elétrico se reúnem ainda nesta desta terça-feira em Salvador (BA) para discutir temas como gestão, custo e eficiência energética.
rn
“Este é um debate pioneiro no País e de necessidade crescente. O desafio é aumentar a eficiência, diminuir os custos e estimular os estudos e a implementação de tecnologias de uso sustentável”, afirma o presidente doInstituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura.
rn
O preço da energia no Brasil está entre os mais elevados do mundo. Para a indústria nacional, a tarifa média gira em torno de R$ 329 por kWh, enquanto países como Índia, China e Rússia cobram, em média, R$ 140,7 por kWh. A indústria corresponde à maior fatia do uso de energia no País. No primeiro semestre de 2012, o setor foi responsável por 40% do consumo nacional. A medida provisória prevê a redução de até 28% para o empresariado.
rn
Representantes do mercado da mineração como Vale, Votorantim Metais, Codelco (Chile), Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), além de empresas do setor de energia como Schneider Eletric e a Petrobras estarão presentes ao2º Seminário Internacional de Gestão de Energia na Indústria da Mineração, evento promovido peloIbram.
rn
Fonte: DCI