A Shell Canadá e a Caterpillar assinaram um acordo para testar motores que usam uma nova mistura de combustível com gás natural liquefeito (GNL). O projeto pode diminuir os custos operacionais e reduzir as emissões vindas
A Shell Canadá e a Caterpillar assinaram um acordo para testar motores que usam uma nova mistura de combustível com gás natural liquefeito (GNL). O projeto pode diminuir os custos operacionais e reduzir as emissões vindas da mineração de areias betuminosas no norte de Alberta, província do Canadá.
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A Caterpillar quer ampliar sua experiência com GNL em outras aplicações e continuará a desenvolver o trabalho de projetar e construir um caminhão de mineração totalmente integrado, onde o GNL substituirá a maioria dos motores a diesel, também conhecido como dual fuel. Com esse acordo, a empresa vai testar o projeto nas operações de areias betuminosas da Shell, próximas a Fort McMurray, em Alberta.
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Além do novo caminhão Caterpillar que está sendo desenvolvido, a Shell também implantará o novo motor nos caminhões já existentes em sua frota e fornecerá a infraestrutura de abastecimento na operação próxima a Fort McMurray. O estudo segue uma tendência da Shell em usar o gás natural do Canadá como combustível no transporte marítimo, rodoviário e em outras atividades industriais.
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“Para alcançar sucesso comercial no futuro, acreditamos que temos que ser capazes de competir economicamente e ambientalmente. Acreditamos que é o que os canadenses querem”, disse o vice-presidente de Areias Betuminosas da Shell, John Rhind.
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“Estamos muito animados em colaborar com a Shell. Muitos dos nossos clientes estão pedindo equipamento movido a gás natural, em busca dos benefícios financeiros e ambientais”, disse Chris Curfman, vice-presidente da Caterpillar e responsável pela Divisão de Vendas e Suporte em Mineração da empresa.
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Os testes de campo dos caminhões de mineração em operações de areias betuminosas da Shell estão previstos para começar em 2016 e a expectativa de duração do processo é de até um ano.
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O GNL é o gás natural refrigerado a -162 graus Celsius, produzido e utilizado no aquecimento e geração de energia. Seu uso pode significar redução de custos e redução de emissões de gases de efeito estufa, em comparação com caminhões de mineração alimentados por combustível diesel.
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A Shell tem sido considerada a pioneira na inovação de combustível para transporte. Já a Caterpillar é a líder mundial na fabricação de equipamentos de construção e mineração, motores a diesel e a gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas.
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Fonte: Notícias de Mineração Brasil
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