NOTÍCIAS

Shell e Caterpillar assinam acordo testar uso de gás em caminhões de mineração

17 de dezembro de 2013

A Shell Canadá e a Caterpillar assinaram um acordo para testar motores que usam uma nova mistura de combustível com gás natural liquefeito (GNL). O projeto pode diminuir os custos operacionais e reduzir as emissões vindas

rn

A Shell Canadá e a Caterpillar assinaram um acordo para testar motores que usam uma nova mistura de combustível com gás natural liquefeito (GNL). O projeto pode diminuir os custos operacionais e reduzir as emissões vindas da mineração de areias betuminosas no norte de Alberta, província do Canadá.

rn

A Caterpillar quer ampliar sua experiência com GNL em outras aplicações e continuará a desenvolver o trabalho de projetar e construir um caminhão de mineração totalmente integrado, onde o GNL substituirá a maioria dos motores a diesel, também conhecido como dual fuel. Com esse acordo, a empresa vai testar o projeto nas operações de areias betuminosas da Shell, próximas a Fort McMurray, em Alberta.

rn

Além do novo caminhão Caterpillar que está sendo desenvolvido, a Shell também implantará o novo motor nos caminhões já existentes em sua frota e fornecerá a infraestrutura de abastecimento na operação próxima a Fort McMurray. O estudo segue uma tendência da Shell em usar o gás natural do Canadá como combustível no transporte marítimo, rodoviário e em outras atividades industriais.

rn

“Para alcançar sucesso comercial no futuro, acreditamos que temos que ser capazes de competir economicamente e ambientalmente. Acreditamos que é o que os canadenses querem”, disse o vice-presidente de Areias Betuminosas da Shell, John Rhind.

rn

“Estamos muito animados em colaborar com a Shell. Muitos dos nossos clientes estão pedindo equipamento movido a gás natural, em busca dos benefícios financeiros e ambientais”, disse Chris Curfman, vice-presidente da Caterpillar e responsável pela Divisão de Vendas e Suporte em Mineração da empresa.

rn

Os testes de campo dos caminhões de mineração em operações de areias betuminosas da Shell estão previstos para começar em 2016 e a expectativa de duração do processo é de até um ano.

rn

O GNL é o gás natural refrigerado a -162 graus Celsius, produzido e utilizado no aquecimento e geração de energia. Seu uso pode significar redução de custos e redução de emissões de gases de efeito estufa, em comparação com caminhões de mineração alimentados por combustível diesel.

rn

A Shell tem sido considerada a pioneira na inovação de combustível para transporte. Já a Caterpillar é a líder mundial na fabricação de equipamentos de construção e mineração, motores a diesel e a gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

26 de setembro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS

Alcoa investiu mais de R$ 1,8 milhão em ações diretas de prevenção e combate à Covid-19

7 de janeiro de 2021

Diante deste período excepcional em que enfrentamos a pandemia do novo Coronavírus, a Alcoa fortalece o apoio ao município de…

LEIA MAIS

Serra Verde é a primeira mineradora brasileira a obter o selo Safeguard Covid-19

27 de outubro de 2020

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…

LEIA MAIS