NOTÍCIAS

Siderúrgica cearense recebe primeiro carregamento de minério de ferro da Vale

23 de fevereiro de 2016

O primeiro carregamento de minério de ferro para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) atracou na quinta-feira passada (18), e descarregou 83 mil toneladas

O primeiro carregamento de minério de ferro para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) atracou na quinta-feira passada (18), no píer número 1 do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE), e descarregou 83 mil toneladas. O minério foi fornecido pela Vale, que detém 50% da CSP, e foi extraído das minas de Carajás, no sul do Pará.
 
O descarregamento foi feito com o uso de grabs, ou colher mecânica, que despejou o minério em uma moega móvel usada no carregamento de caminhões basculantes, que levaram o insumo até o pátio de armazenamento da siderúrgica. O processo de descarga demorou três dias.
 
Esse lento processo de descarregamento continuará sendo feito até que sejam concluídos os trabalhos de instalação da correia transportadora de minério, que o governo do Estado, responsável pelo porto, adquiriu e está instalando para atender à siderúrgica. A instalação desse equipamento faz parte do acordo entre a CSP e o Governo do Ceará.
 
O navio que trouxe o minério do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), foi o Q. Kennedy, de 85 mil toneladas de porte bruto (TPB), que usa bandeira das Ilhas Marshall. A viagem demorou aproximadamente 11 dias. Ainda neste mês, chegará o segundo navio, com 125 mil toneladas de minério produzido no Sistema Sudeste da Vale e embarcado no terminal de Tubarão para a siderúrgica.
 
A primeira fase da CSP deve ser concluída em setembro deste ano, com um ano de atraso, e o ramp-up, até se atingir a capacidade planejada de 3 milhões de toneladas por ano, deve durar pelo menos dez meses. Quando estiver em plena produção, a siderúrgica vai consumir 4,5 milhões de toneladas de minério por ano.
 
A Vale Pecém, subsidiária da Vale, fornecerá com exclusividade minério para a CSP, que é uma joint venture entre a Vale e as siderúrgicas sul-coreanas Dongkuk e Posco, que têm respectivamente 30% e 20% de participação. Com informações do jornal Diário do Nordeste.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



LITOTECA DA CBPM É REABERTA

5 de outubro de 2015

Os interessados em fazer consultas em amostras de testemunhos de sondagem de projetos pesquisados pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) já podem programar visitas à Litoteca da empresa.

LEIA MAIS

Simpósio Brasileiro do Diamante desperta interesse internacional

1 de outubro de 2018

O 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante, acontecerá em Salvador, na Bahia, e está atraindo palestrantes e representantes de…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para as rodadas de negócios híbridas na EXPOSIBRAM 2023

7 de julho de 2023

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores da cadeia mineral poderão negociar propostas comerciais diretamente junto às mais importantes…

LEIA MAIS