O lançamento oficial será em março de 2017, com vários eventos ao longo do ano.
A comemoração também vai contar com várias ações ao longo de 2017, como passeio ciclístico, exposição, participação na feira do livro, ações de relacionamento durante o Círio, entre outras. O Anuário oficial será divulgado em março de 2017, em uma grande festa.
Uma história que começou há 10 anos, no dia 15 de janeiro de 2007, quando surgiu o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará, o Simineral, com o objetivo de buscar soluções para desafios em comum, funcionando como um espaço de articulação para o desenvolvimento da atividade mineral. “O sindicato se consolidou nesses 10 anos, participando de forma ativa para a difusão e crescimento do setor mineral paraense. Hoje a história da mineração no Pará está ligada à história do Simineral”, enfatiza o presidente do sindicato, José Fernando Gomes Júnior, que já preside o sindicato há cinco anos.
O sindicato foi constituído por iniciativa das empresas ALCOA, CADAM, Imerys RCC, Mineração Rio do Norte (MRN) e Vale, e hoje já possui outras associadas, como Avanco Resources Limited, B&A Mineração, Belo Sun Mineração, Brazauro Recursos Minerais S/A, ESCO, Hydro, Mineração Buritirama S/A, Palmyra Recursos Naturais e Votorantim. “Hoje, o sindicato é um case de sucesso para o Brasil”, afirma o presidente José Fernando Gomes Júnior.
Conquistas – Nesses quase 10 anos, várias conquistas fortaleceram a importância da atividade do Sindicato, como a instituição do dia 14 de março como o dia Estadual da Mineração no Pará; Comenda de Mérito Minerador Honorário e do Título Honorífico Minerador Destaque; Concurso de Redação da Mineração e Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo.
Além disso, o Simineral foi o principal interlocutor para criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará. A Frente foi instituída com o propósito de discutir diretrizes que contribuam para promover uma mineração mais sustentável na região, criar redes de fornecedores nos empreendimentos locais, sugerir alternativas econômicas após o encerramento das atividades minerais e, acima de tudo, incentivar a verticalização da produção no estado, já que o Pará é um dos principais produtores de minério do Brasil.
Numa iniciativa pioneira no Brasil, o sindicato inaugurou no dia 30 de agosto de 2012, em Belém, a Casa da Mineração. O espaço funciona como ponto de encontro do setor mineral paraense para discussões com as esferas públicas e privadas e sociedade civil. A ideia é aproximar o setor produtivo mineral, cada vez mais, da população. No local, estão sediados o Simineral e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). “Hoje temos mais de 30 convênios assinados, que vão desde cursos em universidades a serviços de lavanderia, beneficiando diretamente as empresas e os seus colaboradores. Junto com a Fiepa, tornamos realidade o Centro de Mineração no Pará, que em breve inaugura a sede no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo é formar e capacitar novos profissionais para o setor”, conclui.
Por Raul Jungmann* Enquanto prosperam tensões geopolíticas e escalam as preocupações com as mudanças climáticas, o Brasil desponta como forte…
LEIA MAISUma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…
LEIA MAISO diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, e o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima, Alexandre Mello,…
LEIA MAIS