NOTÍCIAS

Sindibritas e Agabritas entregam ofício ao Governo por fiscalização da extração de areia

18 de janeiro de 2013

rnrnEntidades pedem que Fepam-RS receba mais recursos para combater o trabalho de dragas irregulares no Rio Jacuí rnO Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul – 

rn

rn

Entidades pedem que Fepam-RS receba mais recursos para combater o trabalho de dragas irregulares no Rio Jacuí
 

rn

O Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul – Sindibritas e a Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro – AGABRITAS, entregaram um ofício ao governador do estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, fazendo um apelo para que conceda mais recursos para Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente – Fepam-RS. O objetivo é que a Fundação tenha melhores condições de realizar uma fiscalização mais efetiva da extração de areia no Jacuí e no Guaíba. O assunto ganhou repercussão em todo o estado com a série de matérias desenvolvidas pelo Grupo RBS e, no entendimento do Sindicato que representa o setor, exige uma atenção especial por parte do Governo Estadual. 
 
– Apoiamos a gestão atual da Fepam-RS que, aos olhos das empresas de mineração, tem sido exemplar dentro dos recursos disponíveis atualmente. Porém é preciso que seja feito um maior aporte de recursos para que possam contar com uma fiscalização mais efetiva sobre o trabalho das dragas e controle de monitoramento do sistema GPS das máquinas. Os recursos devem ser destinados com maior urgência para que seja feito o Zoneamento do Guaiba – afirmou a nota, assinada pelo presidente das entidades, Walter A. R. Fichtner. 
 
O Sindibritas e Agabritas reforçou na nota que atua em conjunto com a Fepam-RS no esforço de combater a clandestinidade e os maus mineradores. 
 
Sindibritas
O Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do Rio Grande do Sul – Sindibritas recebeu o Certificado de Registro Sindical do MTE em 16 de dezembro de 2010 com o objetivo de coordenar, proteger e representar a indústria de mineração do RS. Tem como missão defender os interesses da categoria patronal, estimular a competitividade e promover a livre iniciativa. Além disso, busca celebrar convenções coletivas de trabalho respeitando limites éticos e cooperando com o governo e com a sociedade em nome do desenvolvimento sustentável.
 
Agabritas
A Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro – Agabritas – foi fundada em 27 de maio de 1980 e ao longo dos anos tem trabalhado pela união das empresas mineradoras, no desenvolvimento de parcerias, promovendo os seus interesses e objetivos comuns. A entidade atua com foco na comunicação eficaz com os principais órgãos de competência do setor, buscando atender as necessidades dos associados. As atividades são norteadas com o foco na preocupação ambiental e no desenvolvimento econômico e social.

rn

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Segs

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS

Alunorte e UFPA assinam novo acordo para pesquisas de uso do resíduo de bauxita, dessa vez na produção de agregado sintético

13 de outubro de 2020

A Alunorte anuncia novo acordo com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para pesquisa sobre o uso do resíduo da bauxita na…

LEIA MAIS

Dia Mundial do Meio Ambiente: a mineração brasileira e a Agenda ESG

5 de junho de 2023

* Por Raul Jungmann – Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de…

LEIA MAIS