NOTÍCIAS

Smar investe em densímetros não radioativos

6 de outubro de 2014

A Smar Equipamentos Industriais, que desenvolve produtos e serviços para automação no país, lançou recentemente um transmissor de densidade não radioativo e sem fio, que funciona pela pressão diferenci

A Smar Equipamentos Industriais, que desenvolve produtos e serviços para automação no país, lançou recentemente um transmissor de densidade não radioativo e sem fio, que funciona pela pressão diferencial. O equipamento é uma das apostas da empresa para atrair o setor de mineração.

Segundo representantes da Smar, a linha de densímetros DT foi projetada para medição contínua de concentração e densidade de líquidos, diretamente nos processos industriais, sem utilizar fonte radioativa. A tecnologia garante a medição online com exatidão em tanques e em linha.

O equipamento consiste de um sensor capacitivo de pressão diferencial acoplado a dois repetidores de pressão que estão mergulhados no processo. Um sensor de temperatura localizado entre os repetidores de pressão compensa a variação da temperatura do fluído do processo e um software, por meio de um algoritmo dedicado, calcula a densidade do fluído.

A série DT, segundo a Smar, foi projetada para aplicações de controle de processo e seus transmissores a dois fios geram um sinal proporcional a concentração/densidade. Também é fornecida a comunicação digital para calibração remota e monitoração.

De acordo com Evaristo Alves, gerente de Produto de Medições para Densidade da Smar, a mineração é um setor importante para as receitas da empresa e a busca por novos contratos na área é sempre constante. Até o momento, nenhum contrato para o novo equipamento foi fechado, mas algumas propostas já foram encaminhadas.

“Temos dez anos de trabalhos prestados para a Vale e a Samarco. Alguns novos projetos estão previstos para serem iniciados no próximo ano, entre eles, o de substituir os transmissores de fontes radioativas da Vale pelos densímetros não radioativos, por questões de segurança da companhia devido aos riscos que o lixo nuclear oferece para os seus trabalhadores”, disse Alves em entrevista ao NMB.

Segundo ele, toda a linha de produtos da Smar vem contribuindo ao longo dos anos para a “modernização” do setor mineral, incluindo mineradoras fora do Brasil, como algumas presentes no Chile e na África que também contam com os produtos e serviços da empresa.
De acordo com o gerente, o densímetro lançado pela Smar pode ser usado em várias etapas do processo de produção mineral, como na entrada de moinhos e classificadores, saída de espessadores, entrada de células de flotação, entre outras.

Entre os outros equipamentos da Smar que podem ser utilizados pelas mineradoras, Alves cita transmissores de pressão, temperatura, densidade e de posição, além de posicionadores de válvulas, controladores e conversores. Segundo ele, a empresa atende o setor ainda com ferramentas de configuração, diagnósticos e serviços de engenharia, assistência técnica, comissionamento, startup, operação assistida e certificação de redes digitais.

A Smar foi fundada em 1974 e, desde 1986, entrou no mercado internacional de automação. Com sede em Sertãozinho, no interior de São Paulo, mais de um terço da produção da empresa atualmente é vendida para o exterior.

Clique aqui e acesse a matéria. 

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…

LEIA MAIS

IBRAM debate na Câmara a importância da transparência na destinação da CFEM

29 de junho de 2023

A transparência na destinação dos recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e os impactos desse royalty no desenvolvimento…

LEIA MAIS

Alcoa investiu mais de R$ 1,8 milhão em ações diretas de prevenção e combate à Covid-19

7 de janeiro de 2021

Diante deste período excepcional em que enfrentamos a pandemia do novo Coronavírus, a Alcoa fortalece o apoio ao município de…

LEIA MAIS