NOTÍCIAS

Sobrade promove simpósio sobre Recuperação de Áreas Degradadas

23 de setembro de 2014

O Seminário Internacional sobre Engenharia Natural é um dos destaques do X Simpósio Nacional sobre Recuperação de Áreas Degradadas, a ser realizado de 15 a 19 de setembro, nas dependências da hidrel&eac

O Seminário Internacional sobre Engenharia Natural é um dos destaques do X Simpósio Nacional sobre Recuperação de Áreas Degradadas, a ser realizado de 15 a 19 de setembro, nas dependências da hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

rn

Considerado entre os eventos técnico-científicos do segmento no Brasil, o Simpósio abordará soluções práticas que ajudem recuperar áreas degradadas por diversas atividades como a mineração, agricultura, pecuária e construção de estradas, entre outras.

rn

O enfoque do seminário sobre engenharia natural trará ao país novos conceitos de engenharia em função da crescente preocupação com a preservação ambiental.Palestras, mesas redondas, a apresentação de mais de 200 trabalhos voluntários, a oferta de 12 minicursos além de uma visita técnica às áreas da Itaipu Binacional com oficina temática, completam a programação, elaborada pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas, e que pode ser acessada no endereço www.sobrade.com.br

rn

Sobre recuperação de áreas degradadas

rn

O solo degradado é consequência da perda de sua capacidade física e química (fertilizantes) de continuar produtivo, o que o impossibilita de reter gás carbônico (CO2).  A degradação ambiental impõe elevados custos à sociedade, além do empobrecimento do produtor rural.

rn

O Brasil possui cerca de 30 milhões de hectares de áreas de pastagens em algum estágio de degradação, com baixíssima produtividade para o alimento animal. O uso correto de tecnologias e de boas práticas agropecuárias torna possível reinseri-los ao processo produtivo.

rn

Recuperar 15 milhões de hectares de áreas de pastagens degradadas entre os anos de 2010 e 2020 é uma das metas do Ministério da Agricultura para o programa do governo federal de redução da emissão de gases de efeito estufa. Dentre as ações em execução pelo Ministério da Agricultura, vale destacar a instituição do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia (Pradam).

rn

Elaborado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Organização Mundial para Agricultura e Alimentos (FAO, em inglês) e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), o Pradam visa a recuperar 5 milhões de hectares em cinco anos.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Confea

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe da coleta de dados ESG Mineração do Brasil e contribua para um mapeamento das ações do setor

13 de junho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) inicia nesta segunda-feira (13/6) uma coleta de dados sobre a atuação das mineradoras em relação às…

LEIA MAIS

Congresso Aço Brasil 2019 debate o futuro do setor

8 de agosto de 2019

Nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, o Instituto Aço Brasil reunirá autoridades, empresários e especialistas para debater…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS