NOTÍCIAS

SolarReserve vai vender energia da maior usina solar do mundo a mineradoras no Chile

12 de janeiro de 2015

A SolarReserve, empresa norte-americana de projetos de energia solar, anunciou hoje (9) a expansão de suas atividades no Chile. O projeto Copiapó Solar 260 MW está em fase final de desenvolvimento e inclui duas torres de energia

A SolarReserve, empresa norte-americana de projetos de energia solar, anunciou hoje (9) a expansão de suas atividades no Chile. O projeto Copiapó Solar 260 MW está em fase final de desenvolvimento e inclui duas torres de energia solar com capacidade de armazenamento, combinado com fotovoltaicos solares. A empresa negocia a venda de parte da energia para empresas de mineração.

rn

O valor do investimento é de US$ 2 bilhões e a unidade produzirá mais de 1.700 GWh por ano. Além de Copiapó, há outras plantas que no total terão 800 MW de potência.

rn

Kevin Smith, CEO da SolarReserve, disse que, devido à incerteza dos preços dos combustíveis fósseis, a energia solar com armazenamento faz mais do que sentido ambiental, ela faz sentido econômico para o Chile e para seu setor de mineração.

rn

“A tecnologia proprietária de armazenamento de energia solar térmica da SolarReserve, tornou a energia solar competitiva com fontes convencionais de energia no Chile, mas sem as emissões danosas associadas e sem volatilidade de preços dos combustíveis fósseis”, diz Smith.

rn

Copiapó, na região norte do Atacama, será a maior planta de energia solar do mundo capaz de fornecer energia de carga base 24 horas por dia. A tecnologia do projeto será baseada no projeto Crescent Dunes, nos Estados Unidos, cuja construção está em fase comissionamento.

rn

Tom Georgis, vice-presidente sênior de desenvolvimento da SolarReserve, falou que a torre de energia de sal fundido será capaz de levar importantes bancos internacionais e chilenos a apoiar o financiamento do projeto. “A empresa já organizou com êxito o financiamento de dois projetos de energia solar térmica escalável com torre de armazenamento de sal similar à de Copiapó: o projeto Crescent Dunes, de 110 MW, nos Estados Unidos; e o projeto Redstone, de 100 MW, na África do Sul”.

rn

A planta de energia solar Crescent Dunes de 110 MW, em Nevada, é a primeira unidade do mundo em escalas de serviços públicos a apresentar características avançadas de armazenamento de energia em torre de sal fundido. O projeto, cuja construção foi concluída e está na fase de comissionamento, deve iniciar suas operações no início deste ano e será a única torre de energia de sal fundido operando em escala industrial no planeta.

rn

O Crescent Dunes vai gerar mais de 500 mil megawatts hora por ano e inclui 10 horas de armazenamento de carga total de energia. Essa produção anual é mais do que o dobro da de outras tecnologias por MW de capacidade, tal como fotovoltaicos (PV) ou solar térmica direta, de vapor.

rn

A tecnologia de armazenamento também elimina a necessidade de qualquer reserva de combustíveis fósseis, como gás natural, que são necessários com outras tecnologias de energia solar para manter o sistema operando em tempos de reduzidos recursos solares.

rn

Além de sua sede nos Estados Unidos, a SolarReserve possui escritórios no Chile, África do Sul, Turquia, Espanha, Austrália e nos Emirados Árabes Unidos, com atividades em andamento no Oriente Médio, Austrália, China, Índia e América Latina. As informações são do jornal El Mercurio e da SolarReserve.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Termina nesta 4ª feira (20/4) prazo de inscrições gratuitas para rodadas de negócio do e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022

20 de abril de 2022

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores e de todo o país podem participar, gratuitamente, da seleção para as…

LEIA MAIS

Comitiva Brasileira marcará presença na edição de 2019 do PDAC

19 de setembro de 2018

Considerado um dos mais tradicionais eventos de mineração mundial, o Prospectors and Developers Association of Canada será realizado em Toronto…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS