NOTÍCIAS

Startups do SEED visitam o Mining Hub

18 de março de 2019

Cinco Startups da Aceleradora do Governo de Minas Gerais (SEED – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development) de diversos segmentos, com soluções para áreas de negócios, visitaram na última terça-feira (12.3) a sede Mining Hub ou Hub da Mineração, em Belo Horizonte (MG), para estreitar o relacionamento e trocar experiências sobre o mercado.

Entre as startups estavam: a MiningMath, que comercializa uma solução que suporta o processo decisório a nível estratégico específico para o setor de mineração, desde a concepção de um projeto a otimização da cadeia de valor durante as fases de desenvolvimento; a Recrutamento Inteligente, que facilita a gestão de capital intelectual; a The Mindset, que atua na gestão da saúde mental dos profissionais; a Cargo Sapiens, que oferece solução de gestão e compliance para logística internacional; a VG Resíduos, que conecta produtores e consumidores de resíduos.

Para o sócio-fundador da MiningMath, Fabrício Ceolin, esta foi uma excelente oportunidade para iniciar um canal de relacionamento e dividir dúvidas e soluções sobre diversos temas. “Estando em contato, uma startup pode ajudar a outra e se beneficiar da experiência pregressa do grupo. Tipicamente, startups estão sempre passando pela fase de validação de hipóteses. Trocar experiências com empresas que vivem os mesmos dilemas poupa tempo e permite que os novos empreendimentos sejam mais assertivos”, analisa.

Para ele, o Mining Hub é uma iniciativa “incrível”, que pavimenta um canal de relacionamento fundamental para o futuro da indústria brasileira. “As mineradoras compartilham informações e reduzem riscos de se fazer provas de conceito, as startups recebem orientação, validam suas soluções em projetos reais e recebem apoio para testes e desenvolvimentos. O valor agregado dessas relações é multilateral, com todos os atores envolvidos ganhando – as mineradoras melhoram sua competitividade, as startups viabilizam seus produtos e o estado de Minas Gerais melhora seu ambiente de negócios e tecnologia”, afirma.

Iniciativa apoiada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o Mining Hub, reúne mineradoras, fornecedores, empreendedores, startups, pesquisadores, entre outros. O projeto tem o objetivo de conectar os envolvidos para, inicialmente, estimular o desenvolvimento conjunto de soluções aos desafios das áreas de: eficiência operacional, fontes de energia renovável, gestão de água, gestão de resíduos e rejeitos, bem como saúde e segurança ocupacional (SSO).

As mineradoras participantes são: Alcoa, Anglo American, AngloGold Ashanti, ArcelorMittal, Bahia Mineração, Bemisa, CBMM, CMOC, CSN, Ferrous, Gerdau, Kinross, J. Mendes, LGA Mineração e Siderurgia, Mineração Morro Verde, Nexa Resources, RHI Magnesita, Samarco, Mineração Usiminas, Vale e Yamana Gold.

Além das mineradoras, empresas da cadeia de fornecedores também participam do Hub da Mineração: Accenture, Clariant, Haver & Boecker,IHM Stefanini, ISQ, Lots Group, Outotec, Petronas, Sotreq, ThyssenKrupp, Neo ventures, IBRAM e We Work Labs.

Saiba mais sobre o SEED

O SEED – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development é um programa de aceleração de startups para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios em Minas Gerais. O SEED é a única aceleradora com recursos públicos do Brasil e potencializa a interação, as redes e a transferência de conhecimento e habilidades entre empreendedores apoiados e o ecossistema local.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS

Instituto Alcoa promove formação de professores em escolas públicas de Juruti

10 de setembro de 2018

Em busca de conhecimentos, experiências e avanços nas atividades escolares, cerca de 40 professores de escolas públicas de Juruti e…

LEIA MAIS

BH recebe 2º edição do evento “Fornecedores de Tecnologias para gestão e manejo de rejeitos de mineração”

28 de outubro de 2019

Empresas brasileiras e também companhias com atuação internacional que atuam no desenvolvimento de soluções para a gestão e o manejo…

LEIA MAIS