NOTÍCIAS

Steel Warehouse Cisa terá linha Temper Pass Cut to Length no Brasil

2 de fevereiro de 2016

Linha utiliza a tecnologia do beneficiamento do aço para fornecer chapas para vários setores da indústria como agricultura, construção, mineração, máquinas e equipamentos, guindastes e automotivo

A linha Temper Pass Cut to Length, solução inédita no país para o processamento do aço, vai fornecer chapas com as melhores tolerâncias e planicidade e livre de tensões residuais. A tecnologia é trazida pela primeira vez ao país pela Steel Warehouse Cisa, que nasceu da joint venture entre a americana Steel Warehouse, líder no mercado norte-americano da indústria de linha Temper Pass Cut to Length e no processamento de bobinas de aço de maior espessura, com a brasileira Cisa Trading, maior trading privada no Brasil, que oferece soluções logísticas, operacionais, tributárias e financeiras na importação e exportação para mais de 200 clientes do mercado.
 
“A linha Temper Pass Cut to Length vai realizar um trabalho com chapas mais grossas, de até 1 polegada, que normalmente requerem condições especiais de processamento, garantindo mais precisão, qualidade e produtividade ao cliente”, explica David Sánchez, Diretor Geral da Steel Warehouse Cisa.
 
A nova linha, segundo o executivo, oferece muitos benefícios. “Hoje o material de alta espessura oferecido pelo mercado nacional é processado em linhas convencionais que não atingem a mesma qualidade de planicidade, tolerâncias e acabamento superficial, que a nova tecnologia Temper Pass proporciona. Teremos flexibilidade para atender a qualquer necessidade do cliente, além de reduzir a geração de sucata no final do processo. A empresa vai atender tanto o cliente final como prestará serviço para usinas que precisem do corte”, diz, ressaltando que no mundo todo, existem cerca de 20 máquinas desta linha em operação e esta será a primeira a operar na América do Sul.
 
O processo de funcionamento da linha Temper Pass Cut to Length possui quatro etapas. No estágio inicial, o aço é desbobinado. “É feita a laminação superficial do material, reduzindo em até 1,5% a espessura da chapa para eliminar a memória da bobina”, explica. Na segunda etapa, o aço passa por um endireitador de 11 rolos para deixar a chapa completamente plana. Na sequência a chapa é cortada no comprimento especificado pelo cliente em uma guilhotina rotativa de operação contínua. E por fim, na última etapa do processo, é feita uma escovação na chapa, que em conjunto com a planicidade atingida, fornece condições ideais para o processamento por corte a laser. Ao final do processo, cada fardo será identificado de modo a garantir a sua rastreabilidade e quando necessário, cada chapa poderá ser identificada individualmente.
 
“A produtividade da máquina é fantástica, cortando até 45 metros por minuto, tornando o processo muito mais rápido”, destaca. O tempo de set up da máquina é de até 30 minutos permitindo um grande volume de produção por hora.
 
A máquina tem capacidade para processar bobinas de aço de até quarenta toneladas com até 700MPa de limite de escoamento, sejam eles aço carbono, aços de alta resistência e baixa liga (HSLA no idioma inglês), bobinas laminadas a quente (BQ) e bobinas laminadas a quente decapada (BQ Decapada). O equipamento ainda foi projetado para cortar rolos de até 2.450 mm de largura por até 25.4 mm de espessura.
 
Um diferencial da linha é a produção de chapas com comprimento máximo de até 18 metros – maior do que um caminhão. Outro diferencial é a redução da necessidade de solda de emenda para o cliente. “A solda pode introduzir micro-trincas na chapa e se eliminamos esta necessidade, o material terá maior resistência à fadiga. Além disso, a máquina permite produzir componentes com peças completas, reduzindo o tempo de trabalho e aumentando a qualidade”.
 
Linha Temper Pass Cut to Length:
 
·   Processa bobina de até 40 toneladas;
·   Corta 45 metros de chapa por minuto;
·   Corta chapas de 2.450 mm de largura até 25.4 mm espessura – 2,450 metros X 2,54 centímetros;
·   Produz chapas com comprimento máximo de 18 metros;
·   As chapas são cortadas sob demanda do cliente;
·   É a primeira máquina do tipo na América do Sul;
·   Tecnologia desenvolvida e continuamente aprimorada pela Steel Warehouse.
 
Perfil
 
 A Steel Warehouse Cisa, companhia de serviços siderúrgicos que processará e beneficiará aço carbono para aplicação em vários setores, como agricultura, construção, mineração, máquinas e equipamentos, guindastes e automotivo, nasceu da joint venture entre aCisa Trading, maior trading privada no Brasil, que oferece soluções logísticas, operacionais, tributárias e financeiras na importação e exportação para mais de 200 clientes do mercado, e a americana Steel Warehouse, líder na indústria da linha Temper Pass Cut to Length e no processamento de bobinas de aço de maior espessura.
 
A linha Temper Pass Cut to Length, que fornece chapas de aço com as melhores tolerâncias, garantia de planicidade e livre de tensões residuais, vai permitir processar bobinas de aço carbono de até 1 polegada e 2,5 metros de largura, tanto em graus comerciais, quanto de alta resistência, garantindo mais precisão, qualidade e produtividade ao cliente. A Steel Warehouse Cisa está finalizando as obras de infraestrutura de sua sede – um terreno de 100 mil m², sendo 27 mil m² de área construída -, no município de Paulínia – a 119 quilômetros de São Paulo. 
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

e-MINERAÇÃO realiza painel sobre descaracterização de barragens

2 de maio de 2022

Os desafios e expectativas para a descaracterização de barragens serão debatidos  no e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022, evento 100% online e gratuito. O painel…

LEIA MAIS