Subcomitês do COMERGS trabalham no diagnóstico das demandas da mineração gaúcha
19 de julho de 2016
A construção de um Plano Estadual de Mineração que promova o crescimento do setor em nível regional está próxima de se transformar em realidade
A construção de um Plano Estadual de Mineração que promova o crescimento do setor em nível regional está próxima de se transformar em realidade. O primeiro passo neste sentido foi dado com a instalação, no início do ano, do Comitê de Planejamento de Mineração do Estado do Rio Grande do Sul – COMERGS, o qual está estruturado em oito subcomitês que atuam na identificação dos distritos mineiros e dos recursos minerais, desenvolvimento tecnológico e econômico, análise de propostas de investimentos, entre outros tópicos.
O presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas) e do Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do RS (Sindibritas), Pedro Antônio Reginato, coordena o subcomitê Agregados para Construção Civil, e está promovendo a realização de um diagnóstico que aponte os principais gargalos e demandas do segmento em nível estadual.
– Será um estudo de fundamental importância para subsidiar o futuro Plano Estadual de Mineração 2016-2026, que será elaborado pela Secretaria Estadual de Minas e Energia. Nós contamos com a forte colaboração dos associados da Agabritas e do Sindibritas no apontamento das demandas setoriais. O subcomitê que coordenamos é a nossa base para fundamentarmos o Plano, pois a coleta de dados vai servir para que ele se concretize e saia, efetivamente, do papel – enfatiza Pedro Reginato.
O subcomitê trata dos recursos minerais utilizados na construção civil, como brita, areia, argila e arenito, já tendo promovido encontros para debater medidas que possam contribuir ao desenvolvimento deste segmento importantíssimo da mineração gaúcha, a última delas na terça-feira (12/07), na sede da Agabritas e Sindibritas, em Porto Alegre.
– Nestes encontros, temos a oportunidade de apontar as dificuldades do setor, e, fortalecer a ideia de que a mineração é fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, através da geração de empregos e de renda para a sociedade e para o Estado. Fomentando o nosso segmento, temos muito a contribuir para o reaquecimento da economia gaúcha – explana o presidente da Agabritas e do Sindibritas.
São oito os subcomitês do COMERGS: Recursos Energéticos, Agregados da Construção Civil, Indústria Cerâmica, Insumos Agrícolas, Rochas Ornamentais, Águas Minerais, Pedras Preciosas e Minerais Metálicos. Eles têm a função de reconhecer os produtos minerais do estado, assim como facilitar o acesso à informação sobre os mesmos. Com isso, o Comitê visa aumentar a participação gaúcha no setor mineral brasileir, além de incentivar o desenvolvimento das cadeias produtoras e, por consequência, da região.
Sindibritas