NOTÍCIAS

Sudene vai liberar R$ 1 bilhão para obra da CSS

9 de julho de 2014

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou o projeto de implantação da Companhia Siderúrgica Suape (CSS), prevista para ser instalada em Cabo de Santo Agostinho (PE), próximo ao Complexo Indus

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou o projeto de implantação da Companhia Siderúrgica Suape (CSS), prevista para ser instalada em Cabo de Santo Agostinho (PE), próximo ao Complexo Industrial Portuário de Suape, A empresa poderá receber até R$ 1,075 bilhão por meio do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), segundo o Diário Oficial da União do último domingo (6).

rn

A siderúrgica tem entre seus sócios o grupo sul-coreano Posco, sócio da Vale e da Dongkuk na Companhia Siderúrgica do Pecém, no Ceará, e a Fábrica Participações, empresa de investimento e desenvolvimento de projetos.

rn

A CSS, que pelo cronograma inicial deveria começar a operar este ano, deverá demorar um pouco mais para começar a ser erguida no complexo. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), o pedido de licenciamento ambiental da companhia, solicitado em setembro de 2011, foi “indeferido”.

rn

O projeto da CSS prevê a construção de uma indústria laminadora em um terreno de 250 hectares. A unidade será responsável pela produção de bobinas a quente e a frio e laminados revestidos para os setores naval, automotivo, de máquinas e equipamentos, linha branca, turbinas eólicas, indústria eletroeletrônica e construção civil. A expectativa da companhia é produzir mais de um milhão de toneladas por ano.

rn

Outra parte do complexo é a Zona de Processamento de Aço (ZPA). Instalada em uma área de 111 hectares, a ZPA será um polo industrial composto por múltiplas unidades, tanto próprias da CSS como de terceiros, voltadas para o processamento de aço nas formas de perfis, barras, chapas e bobinas, a partir de matéria-prima fornecida pela siderúrgica pernambucana.

rn

Em sua fase inicial, a ZPA vai produzir até 125 mil toneladas por ano, atingindo um pico de 250 mil toneladas em sua fase de expansão, ocasião em que ampliará também sua base instalada de unidades processadoras, formando um polo metal-mecânico.

rn

A ZPA deverá suprir as necessidades de materiais e equipamentos das indústrias navais, de óleo e gás, de geração de energia eólica e de máquinas e equipamentos pesados.

rn

Mais de três mil empregos serão gerados na fase de construção e, após a finalização da obra, estão previstos 500 novas vagas de trabalho permanentes. Também serão criados 2,3 mil empregos indiretos.

rn

A decisão de instalar uma usina no Complexo Portuário de Suape se deve ao crescente desenvolvimento do Nordeste, especialmente de Pernambuco. Ela será localizada a 12 quilômetros do Porto de Suape e a apenas 35 quilômetros de Recife. Com informações do jornal Folha de Pernambuco.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



11º CBMINA: prorrogado prazo para inscrição de trabalho técnico para 30/4

20 de abril de 2023

Esta é uma oportunidade para estudantes, acadêmicos e profissionais relacionados à mineração mostrarem seus conhecimentos para a indústria da mineração:…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM apresenta os desafios e as oportunidades da mineração em Pernambuco

30 de outubro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do Mineral Day, evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil…

LEIA MAIS

Mining Hub tem taxa de sucesso de 25% no primeiro ano

18 de fevereiro de 2020

O Mining Hub, inédito espaço de inovação aberta do setor mineral, completou o primeiro ano de atividades com elevada taxa de…

LEIA MAIS