rnEvento reúne empresas e entidades ligadas à indústria de mineração para debater sobre atuação sustentável e avaliar o atual cenário do segmentornA mineração está pr
rn
Evento reúne empresas e entidades ligadas à indústria de mineração para debater sobre atuação sustentável e avaliar o atual cenário do segmento
rn
A mineração está presente em praticamente tudo que está a nossa volta e desempenha um papel cada vez mais relevante no cenário econômico do País. Por isso, é necessário ampliar a interação e os debates entre Governo, empresas e sociedade, de modo a criar um ambiente favorável para atrair novos investimentos e estimular o desenvolvimento de um setor.
rn
Durante quatro dias, lideranças empresariais, dirigentes da atividade mineral, fornecedores, especialistas, acadêmicos e estudantes do setor discutirão a importância da atividade para o desenvolvimento sustentável no 3º Congresso de Mineração da Amazônia. A iniciativa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), ocorre simultaneamente à 3ª Exposição Internacional de Mineração da Amazônia e compreende a EXPOSIBRAM Amazônia 2012 (www.exposibram.org.br).
rn
“Nesta terceira edição temos como meta no Congresso deste ano reforçar o conceito de que a Amazônia faz parte do cenário internacional da mineração. Também pretendemos que os eventos ajudem a atrair investidores e empresas da cadeia da mineração para a região”, afirma José Fernando Coura, Diretor-Presidente do Instituto.
rn
O evento irá debater assuntos que estão atrelados à atividade mineradora, como a mineração em terras indígenas, que ainda precisa de regulamentação por parte do Governo Federal, os atuais desafios encontrados, sem deixar de abordar o panorama econômico atual e do cenário no médio prazo para o setor. A EXPOSIBRAM Amazônia também será uma oportunidade de mostrar quais as ações desenvolvidas pela indústria da mineração em prol do desenvolvimento sustentável e suas evoluções.
rn
A iniciativa do IBRAM se mostra relevante tendo em vista que as mineradoras investirão cerca de US$ 75 bilhões no Brasil, até 2016, em projetos novos e na expansão de seus empreendimentos. Somente a Região Amazônica receberá cerca de 30% desse total.
rn
Congresso – Logo no primeiro dia da EXPOSIBRAM Amazônia, o IBRAM traz o Ministro de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, para tratar sobre as “Perspectivas econômicas mundiais e seus efeitos sobre o mercado de bens minerais”. O objetivo é debater, dentro do cenário político e econômico mundial, as expectativas para implantação de novos projetos minerários no País.
rn
O Instituto também realiza um talk-show com grandes nomes da mineração brasileira como o Presidente da Mineração Rio do Norte (MRN), Julio Sanna, o Presidente da Anglo American – Unidade Minério de Ferro, Paulo Castellari-Porchia, e o Diretor Superintendente da Votorantin Metais, Tito Botelho Martins. Eles irão discutir ações sustentáveis do setor e como a atividade mineral pode influenciar no desenvolvimento local e regional.
rn
Os debates sobre a interiorização do desenvolvimento não se restringem ao talk show. O Especialista Sênior em Mineração do Banco Mundial, Michel Stanley, também abordará o assunto em sua apresentação – marcada para o último dia da EXPOSIBRAM.
rn
Assuntos de grande repercussão no setor também fazem parte da programação. A mineração em terras indígenas consta no rol de tópicos a ser discutido entre os especialistas. O momento para tal debate é propício, uma vez que o governo analisa a regulamentação da exploração mineral nessas áreas.
rn
Durante o evento, os congressistas também poderão conhecer as ações sustentáveis praticadas pelas mineradoras. Este assunto estará mais evidente no painel que tratará sobre o “Inventário sobre a Gestão da Sustentabilidadena Mineração: a evolução em 20 anos”, que contará com a participação Especialista em Gestão Ambiental da Environmental Resources Management (ERM), Maria Sulema Pioli.
rn
Nesta oportunidade também será apresentado o Índice de Sustentabilidade da Mineração (ISM), criado pelo geólogo Maurício Boratto. O ISM é uma metodologia a ser aplicada especificamente em unidades operacionais minerarias que busca verificar a sustentabilidade dos empreendimentos minerários, incluindo as comunidades de entorno e o município de inserção da mineração e levando em consideração as especificidades brasileiras.
rn
Os patrocinadores da EXPOSIBRAM Amazônia são Vale S.A., Votorantim Metais, Anglo American, Hydro, Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos (Sinferbase), Geosol, Hyundai Heavy Industries Brazil, Deltamaq, Mineração Rio do Norte, FGS Brasil, Alcoa, Imerys, Mobil e General Electric. O evento conta com apoio de: Governo do Pará, Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).
rn
Para inscrições e informações, acesse www.exposibram.org.br.
rn
Serviço:
EXPOSIBRAM AMAZÔNIA 2012
Data: 5 a 8 de novembro
Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, situado à Avenida Doutor Freitas, S/N, Marco – Belém (PA)
Inscrições antecipadas para o Congresso até 2 de novembro pelo site www.exposibram.org.br
rn
Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto
Um dos segmentos mais estratégicos da nossa economia, o setor mineral, faturou, apenas no 1º trimestre de 2021, cerca de…
LEIA MAISO que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…
LEIA MAISDados se mostram superiores aos do 1º semestre de 2022. Mineradoras criam mais empregos e vão investir mais de US$…
LEIA MAIS