Uma das atrações mais esperadas da programação desta terça-feira, no 16º Congresso Brasileiro de Mineração, foi o talk-show “Mineração hoje no Brasil e no mundo: tendênci
Uma das atrações mais esperadas da programação desta terça-feira, no 16º Congresso Brasileiro de Mineração, foi o talk-show “Mineração hoje no Brasil e no mundo: tendências desafios e oportunidades”. Para integrar as discussões, moderadas pelo jornalista William Waack, foram convidados o Governador de Minas Gerais Fernando Pimentel; o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Jr. e o CEO da Vale, Murilo Ferreira.
rn
“Essa grande plateia demonstra a confiança no futuro do setor. É uma reverência à Mineração”, saudou o Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br), José Fernando Coura, na abertura do encontro. Temas como sustentabilidade, relacionamento com a sociedade, negócios e indústria mineral permearam os debates. Um assunto comentado pelos entre os três representantes foi o aspecto jurídico e o ambiente regulatório em relação ao setor minerador em Minas Gerais e em todo o país.
rn
“A questão do ambiente de negociação e segurança jurídica é recorrente no Brasil e, no caso da Mineração, Minas é o foco, sendo o maior estado minerador do país. Temos aqui uma situação complicada do ponto de vista da regulamentação”, afirmou o Governador.
rn
Para o presidente do Sistema FIEMG, as indústrias foram envolvidas nas discussões acerca da situação dos licenciamentos ambientais junto ao governo do Estado. “Minas Gerais tem perdido oportunidades por causa da burocracia”, lembrou Machado.
rn
Já o CEO da Vale ressaltou que existe um plano que engloba a atuação da empresa dentro e fora do Brasil. “Éfeito um planejamento estratégico para todo o ano, onde vão sendo minimizadas as possibilidades. Infelizmente, o ambiente de incertezas em Minas Gerais ainda é grande”, explicou, sobre a concorrência internacional principalmente em relação à Austrália e China que já vêm fazendo melhorias nas legislações do setor em seus respectivos territórios.
rn
Jornalista William Waack, Presidente da Fiemg, Olavo Machado Jr., Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura, CEO da Vale, Murilo Ferreira, e o Governador de Minas Gerais Fernando Pimentel – Crédito: Evandro Fiuza e Débora Freitas
rn
Talk show “Mineração hoje no Brasil e no mundo: tendências desafios e oportunidades” – Crédito: Evandro Fiuza e Débora Freitas
rn
Presidente da Fiemg, Olavo Machado Jr. – Crédito: Evandro Fiuza e Débora Freitas
rn
Governador de Minas Gerais Fernando Pimentel – Crédito: Evandro Fiuza e Débora Freitas
rn
CEO da Vale, Murilo Ferreira – Crédito: Evandro Fiuza e Débora
rn
rn
rn
Fonte: Etc Comunicação
O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…
LEIA MAISA minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…
LEIA MAISO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) revelou na última terça-feira, 22, no escritório em Belo Horizonte (MG) os grandes vencedores…
LEIA MAIS