NOTÍCIAS

Taxa de mineração pode ser reduzida

2 de maio de 2012

rnOs contribuintes mineiros poderão reduzir o valor a pagar da taxa de mineração.rn rnO Estado autorizou que os gastos com a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Estado de Minas Gerais (TFAMG) sejam ded

rn

Os contribuintes mineiros poderão reduzir o valor a pagar da taxa de mineração.

rn

 

rn

O Estado autorizou que os gastos com a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Estado de Minas Gerais (TFAMG) sejam deduzidos do novo tributo. A medida está no Decreto nº 45.958, publicado no Diário Oficial de sexta-feira.

rn

A taxa de fiscalização ambiental foi instituída pela Lei nº 14.940, de 29 de dezembro de 2003. A de mineração – Taxa de Controle, Monitoramento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (TFRM) – foi criada no ano passado, por meio da Lei nº 19.976, e regulamentada pelo Decreto nº 45.936, de março.

rn

A forma de dedução ainda será regulamentada por meio de portaria da Subsecretaria da Receita Estadual. A mudança, segundo Marcelo Jabour, diretor da Lex Legis Consultoria Tributária, pode estar relacionada com os debates sobre a constitucionalidade da taxa de mineração. “Discute-se notadamente sobre a competência tributária estadual para exigir o tributo. Com essa medida, o Fisco pretende reduzir as chances de vitória dos contribuintes em relação à sobreposição dessas taxas”, afirma Jabour.

rn

Segundo nota da Secretaria da Fazenda de Minas, o decreto também autoriza os adquirentes de mineral ou minério destinados à transformação industrial no Estado a emitir uma declaração mensal – ao invés de uma declaração por compra – sobre suas aquisições. Isso durante o período entre o pedido de regime especial e a decisão sobre sua procedência. “Além de se responsabilizarem pela TFRM em relação à quantidade de mineral ou minério que não for destinada à industrialização”, acrescenta a nota.

rn

A taxa de mineração começou a ser cobrada no dia 28 de março. Em relação às operações de março e abril, o primeiro recolhimento deverá ser feito no dia 31 de maio.

rn

 

Fonte: Global21

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

No Brazil China Meeting, presidente do IBRAM apresenta panorama e perspectivas da mineração brasileira a investidores internacionais

11 de janeiro de 2024

Raul Jungmann acredita em incremento da parceria entre os dois países. “Eu acredito que os próximos anos da relação entre…

LEIA MAIS

Reforma tributária na visão da mineração é tema de debate entre presidente do IBRAM e representantes da FPMin

26 de abril de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou de reunião organizada nesta 4ª feira (26) pela Frente Parlamentar…

LEIA MAIS