O curso serviu para ampliar os conhecimentos de técnicos da CBPM em relação à pesquisa mineral.
O curso serviu para ampliar os conhecimentos de técnicos da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), que teve a participação de quatro geólogos: Rejane Luciano, Luana Amaral, Eduardo Carrilho e Williame Cocentino. Segundo a geóloga Rejane, os conhecimentos serão muito úteis no escopo de atuação da CBPM, em relação à pesquisa mineral.
O módulo de ensino detalhou a construção de modelos em três dimensões (3D), que recriam a evolução de ambientes geológicos no tempo e no espaço. Um exemplo é a identificação de ambientes propícios à percolação de fluidos mineralizados.
Outra abordagem do curso foi a evolução científica de bacias sedimentares e a formação de cadeias montanhosas, a exemplo dos alpes e dos andes, e o comportamento dos diferentes tipos de rochas nesses ambientes.
Após o curso, o Prof. Fernando Alves ministrou uma palestra com o tema: Análise Estrutural de Bandas de Deformação: ferramenta investigativa da evolução de bacias e seu impacto no fluxo de fluidos.
Confira a seguir a programação:
– GEOLOGIA ISOTÓPICA APLICADA A PETROGÊNESE ÍGNEA – 26 a 30 de setembro (etapa 1) e 10 a 14 de outubro (etapa 2), das 08:30 às 12:00 horas, ministrado pelo professor Eduardo Reis Viana Rocha Junior ( IF-UFBA).
– GEOQUÍMICA ISOTÓPICA GERAL – 03 a 07 de outubro, das 08:00 às 17:00 horas, ministrado pelo professor Moacir Macambira.
– HIDROGEOLOGIA AMBIENTAL – 24 a 28 de outubro, das 08:00 17:00 horas, ministrado pelo professor José Geraldo (UFRN).
Semae (CBPM)
A Gerdau foi selecionada para compor a carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2), da B3. O ICO2 reúne empresas do…
LEIA MAISSegurança jurídica, sustentabilidade, disseminação de conhecimento e captação de recursos e financiamento para a mineração do Brasil. Esta é a…
LEIA MAISAo longo de cada ano, o IBRAM – Mineração do Brasil realiza diversos eventos voltados a compartilhar novidades, conhecimentos, novas práticas e…
LEIA MAIS