Tecnologia desenvolvida para Mosaic limpa água de mina em 3 horas
8 de janeiro de 2016
A medida foi projetada para a mineradora de fertilizantes de fosfato e potássio Mosaic Company, integrante do cartel Canpotex.
O professor Mark Orazem, da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, apresentou uma tecnologia que retira, em três horas, as impurezas sólidas da água resultante das operações de mineração e outras indústrias. Tanto a parte sólida quanto a água podem ser reaproveitadas no fim do processo. A medida foi projetada para a mineradora de fertilizantes de fosfato e potássio Mosaic Company, integrante do cartel Canpotex.
"Valorizamos a parceria de longa data que temos com a Universidade da Flórida. É importante para nós procurar continuamente pesquisas que melhorem a eficiência de nossos processos”, disse Paul Kucera, engenheiro sênior em Pesquisa e Desenvolvimento da Mosaic.
O equipamento de limpeza usa duas placas metálicas sobrepostas, que funcionam como eletrodos. Quando os eletrodos são energizados, cria-se um campo elétrico que faz com que as partículas suspensas na lama que escorre sobre as placas metálicas movam-se em direção ao fundo, onde formam um sólido úmido, que pode ser retirado.
Nessa zona inferior, as partículas não conseguem se mover, de modo que a água é forçada para cima e sai do processo pronta para ser reutilizada."Em vez de ter a água presa nessas áreas de decantação de argila, a água é enviada de volta através do processo, e reutilizada, e reutilizada e reutilizada", disse Orazem.
O protótipo em escala de laboratório funcionou perfeitamente. Orazem afirma que o próximo passo é determinar como escalá-lo até um ponto onde ele pode trabalhar em uma mina do mundo real.
De acordo com Orazem, apesar de a tecnologia ter sido projetada para ser usada nas minas de fosfato da Flórida, o equipamento poderia ser usado em qualquer lugar, sendo útil, especialmente, nas zonas áridas do Norte da África. Em Marrocos e no Sahara Ocidental, em cerca de 85% das reservas de fosfato do mundo, a água é escassa.
Notícias de Mineração Brasil