NOTÍCIAS

Térmicas de Eike Batista devem começar a gerar energia até fevereiro

17 de janeiro de 2013

rnA MPX, braço de energia da holding EBX, do empresário Eike Batista, vai inserir 680 megawatts no parque gerador de energia elétrica do Brasil até fevereiro, disse nesta quarta-feira (16) o executivo.rnEle esteve reunido

rn

A MPX, braço de energia da holding EBX, do empresário Eike Batista, vai inserir 680 megawatts no parque gerador de energia elétrica do Brasil até fevereiro, disse nesta quarta-feira (16) o executivo.

rn

Ele esteve reunido hoje com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e disse que a entrada em operação das usinas térmicas Maranhão 3 e 4 vai gerar a energia extra. Serão quatro turbinas a gás natural, duas em cada usina: metade entrará no sistema em janeiro e a outra metade, em fevereiro.

rn

“Temos vários projetos, plantas que estão entrando agora [em operação] e vão integrar o parque brasileiro para ajudar a não ter racionamento”, disse. Até o fim deste ano, serão colocadas em operação seis usinas, disse Eike, sendo três movidas a carvão mineral e as demais a gás natural –totalizando 3.000 MW de capacidade.

rn

Ele disse que as seis usinas vão demandar o investimento de R$ 9,3 bilhões –dos quais R$ 8 bilhões já foram investidos– e que o grupo EBX dispõe atualmente de mais 7.000 MW em projetos de usinas a serem licenciados, à espera de liberação do governo.

rn

CARVÃO E XISTO

rn

O executivo defendeu os projetos de geração de energia a carvão mineral que, desde 2009, tiveram os leilões suspensos. “São plantas que podem operar na base [operação ao longo de todo o ano com pausa apenas para manutenção] e a custo baixo”, disse.

rn

Eike disse também “estar de olho” na exploração do gás de xisto no Brasil. De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, deve haver um leilão para essa exploração ainda este ano. 

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Folha.com

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American abrirá 100 vagas para contratação de jovens profissionais e estagiários

10 de dezembro de 2018

Com um processo seletivo, eficiente, desafiador e dinâmico, a Anglo American sai na frente se destaca no setor da mineração…

LEIA MAIS

IBRAM participa de seminário sobre ilegalidades na cadeia produtiva do ouro na América Latina

1 de julho de 2022

O diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Júlio Nery, participou da mesa de abertura…

LEIA MAIS

Serra Verde é a primeira mineradora brasileira a obter o selo Safeguard Covid-19

27 de outubro de 2020

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…

LEIA MAIS