NOTÍCIAS

Terminal privativo para minério de ferro da Vetria é aprovado

1 de outubro de 2015

O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, assinou na segunda-feira (28) a autorização para a instalação de um Terminal de Uso Privado (TUP) da Vetria Mineração, em Santos (SP). Mas a Tri

O ministro-chefe da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, assinou na segunda-feira (28) a autorização para a instalação de um Terminal de Uso Privado (TUP) da Vetria Mineração, em Santos (SP). Mas a Triunfo Participações, dona do terreno, e ex-sócia da Vetria, empresa que acabou em dezembro de 2014, quer um porto para outras cargas.

rn

O novo terminal vai ocupar uma área de 1,9 milhão de metros quadrados e foi projetado para movimentar três tipos de minério de ferro. O prazo de execução do investimento de R$ 2,5 bilhões é dezembro de 2016 com previsão de movimentação de 25 milhões de toneladas por ano.

rn

A Vetria Mineração S.A. foi uma empresa de exploração e beneficiamento de minério de ferro que constituída em 2012, como resultado de uma associação estratégica entre América Latina Logística (ALL), Triunfo Participações e Investimentos (Triunfo) e Vetorial Participações (Vetorial). O projeto era criar um produtor integrado de minério de ferro com minas, no Mato Grosso, ferrovia e porto.

rn

Com o fim da empresa, há quase um ano, a Triunfo manteve a área que seria usada para a construção do porto e a Vetorial ficou com os direitos minerários. Mas a Triunfo, pretende fazer um outro tipo de porto, devido ao fim da Vetria e à queda do preço do minério de ferro.

rn

“O porto de Santos carece de uma estrutura moderna e atualizada para grãos e há demanda para isso. Hoje Santos perde essa carga para outros portos”, disse Carlos Botarelli, presidente da Triunfo, ao jornal Valor Econômico.

rn

A ideia da Triunfo é ter como sócio o próprio dono da carga a ser escoada, ou uma trading, sem exposição a equity, repetindo no TUP de Santos o modelo da Portonave, seu TUP para contêineres em Navegantes (SC). O projeto de Santos já tem licença prévia.

rn

De acordo com o Diario Oficial da União, de terça-feira, o objeto do documento assinado é a “autorização para construção e/ou exploração de instalação portuária, na modalidade de Terminal de Uso Privado, localizada na Foz do Rio Jurubatuba, s/n, Sítio Santa Rita, Santos/SP, para fins de movimentação e/ou armazenagem de cargas destinadas ou provenientes de transporte aquaviário”.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



10º CBMINA encerra programação on-line com premiações de trabalhos técnicos

3 de maio de 2021

Evento bate recorde de inscritos: 2800 participantes. 10º CBMINA encerra programação on-line com premiações de trabalhos técnicos Estudantes e profissionais…

LEIA MAIS

Desafios de gestão territorial na Amazônia é tema da reunião dos associados do IBRAM

10 de outubro de 2022

Mineração na Amazônia, garimpo ilegal, legislação equivocadamente favorável à ilegalidade, dificuldades de controle de compra e venda de ouro na…

LEIA MAIS

Instituto Alcoa promove formação de professores em escolas públicas de Juruti

10 de setembro de 2018

Em busca de conhecimentos, experiências e avanços nas atividades escolares, cerca de 40 professores de escolas públicas de Juruti e…

LEIA MAIS