NOTÍCIAS

Termopotásiso da Verde Potash é aprovado para uso em plantações orgânicas

26 de novembro de 2013

O uso do termopotássio a ser produzido pela Verde Potash em plantações orgânicas foi aprovado pela IBD Certificação, maior certificadora de produtos orgânicos da América Latina. O anúncio f

O uso do termopotássio a ser produzido pela Verde Potash em plantações orgânicas foi aprovado pela IBD Certificação, maior certificadora de produtos orgânicos da América Latina. O anúncio foi feito pela Verde, nesta segunda-feira, em comunicado ao mercado.

rn

De acordo com o Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), o mercado brasileiro de produtos orgânicos, no ano passado, foi avaliado em R$ 750 milhões. A previsão do IPD é que as vendas desse mercado cresçam entre 20% e 25% por ano, nos próximos cinco anos. Segundo o instituto, em 2014, as vendas vão alcançar R$ 1 bilhão.

rn

Cristiano Veloso, presidente e CEO da Verde Potash, reconheceu a importância da certificação do termopotássio produzido pela sua empresa.

rn

“Com essa aprovação, nós poderemos oferecer termopotássio para um crescente número de produtores de plantações orgânicas no Brasil. Os agricultores geram um produto premium e, por isso, estão dispostos e capacitados a pagar preços altos para adquirir insumos agrícolas”, disse.

rn

O termopotássio foi desenvolvido para possuir potássio, cálcio, silício, entre outros nutrientes, de forma que seria ideal para os solos brasileiros.

rn

O cálcio regulariza o nível de pH, de forma que resolve o problema da alta acidez, frequente na maioria dos solos do cerrado brasileiro. No ano passado, produtores da região gastaram centenas de milhões de dólares em 30 milhões de toneladas calcário por causa da acidez do solo.

rn

O silício aumenta a resistência da planta a insetos e fungos. Logo, é uma boa opção para agricultores que não podem fazer uso de agroquímicos.

rn

Em junho deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento aprovou o termopotássio com um fertilizante de potássio. Essa medida permitiu que o fertilizante tivesse sua comercialização autorizada no Brasil.

rn

As plantações orgânicas no Brasil têm como base a produção de cana-de-açúcar, de palma, e de frutas para a produção de açúcar, óleo e sucos, respectivamente. O cloreto de potássio não é certificado para ser utilizado em plantações orgânicas, logo, não é uma opção para fazendeiros que trabalham com esse tipo de cultivo.

rn

A Verde Potash é uma futura produtora de fertilizantes brasileira que controla o projeto Cerrado Verde, em Minas Gerais. A operação fica em uma região que é fonte de depósito de potássio. O objetivo da Verde é produzir termopotássio e cloreto de potássio em Cerrado Verde.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

O setor mineral brasileiro tem potencial para crescer de forma muito mais acelerada do que ocorreu nos últimos anos, diz secretário Pedro Paulo Dias da SGM/MME

10 de dezembro de 2021

Segurança jurídica, sustentabilidade, disseminação de conhecimento e captação de recursos e financiamento para a mineração do Brasil. Esta é a…

LEIA MAIS

Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…

LEIA MAIS