NOTÍCIAS

Ufopa irá conduzir estudos sobre mineração no Tapajós

11 de junho de 2014

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) irá conduzir os estudos sobre impactos da mineração no Rio Tapajós. A universidade recebeu na última terça-feira (10/06) o representante da Secretar

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) irá conduzir os estudos sobre impactos da mineração no Rio Tapajós. A universidade recebeu na última terça-feira (10/06) o representante da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração do Pará (Seicom), José Maria do Nascimento Pastana. Em reunião com a reitora Raimunda Monteiro e representantes das unidades acadêmicas da Ufopa, foram discutidos ajustes para assinatura de um convênio entre a Seicom e a universidade para a realização da pesquisa e elaboração de estudos sobre a viabilidade ambiental da atividade no Rio Tapajós.

rn

As discussões sobre a contratação da Ufopa para realização do estudo foram iniciadas em 2013, por iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), visando o licenciamento para a operação das cerca de 60 balsas de mineração, que extraem ouro e diamantes do leito do Rio Tapajós, entre Itaituba e Jacareacanga. O trabalho deverá ser desenvolvido por dois anos e os recursos serão provenientes da Seicom, por meio da Taxa Mineral.

rn

“O estudo que a Ufopa realizará envolve pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. Assim teremos um diagnóstico integrado, uma análise nas dimensões ambiental, social e econômica do impacto dessa atividade no leito do Tapajós. O trabalho que estamos realizando hoje é detalhar as condições em que a universidade vai realizar esses estudos”, explica a reitora Raimunda Monteiro.

rn

 

rn

 

 

Fonte: G1

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale abre inscrições para Programa Global de Trainee

10 de setembro de 2018

Estão abertas as inscrições para o Programa Global de Trainee da Vale. São 40 vagas, das quais 23 para o…

LEIA MAIS

Instituto Alcoa promove formação de professores em escolas públicas de Juruti

10 de setembro de 2018

Em busca de conhecimentos, experiências e avanços nas atividades escolares, cerca de 40 professores de escolas públicas de Juruti e…

LEIA MAIS

IBRAM reforça importância dos minérios para a transição energética em debate em Brasília

14 de maio de 2025

Crédito: Ed Alves Correio Braziliense A transição energética é, acima de tudo, uma transição mineral. Os minerais críticos e estratégicos…

LEIA MAIS