NOTÍCIAS

Uranium Hunter diz ter recursos de 96 mil quilates de diamantes no Brasil

7 de abril de 2014

A Uranium Hunter divulgou na última sexta-feira (4) um sumário sobre os trabalhos já realizados no projeto de diamante Rio Preto, em Minas Gerais. Segundo a empresa, os recursos atuais estão estimados em 96.367 quilates de

A Uranium Hunter divulgou na última sexta-feira (4) um sumário sobre os trabalhos já realizados no projeto de diamante Rio Preto, em Minas Gerais. Segundo a empresa, os recursos atuais estão estimados em 96.367 quilates de diamantes recuperáveis, com base em um volume de minério de 563 mil metros cúbicos, com teor médio de 0,171 quilates por metro cúbico. A empresa não revelou quem é o vendedor do projeto no Brasil.

rn

Segundo o Britador, colunista do NMB, a empresa canadense que teria vendido os direitos minerários é a Minas Core Mining, cujo único executivo é Richard Youssef Jbeily, sobrinho de François Elias Al Khouri, que tem como representante legal sua esposa Eliane Cury.

rn

Al Khouri é dono da mineradora Nova Mineração, que tem uma autorização de pesquisa para diamantes em Coromandel (MG). Juntos, Jbeily, Al Khouri e Eliane são réus em um processo penal de abuso econômico.

rn

De acordo com a Uranium, trabalhos anteriores abrangem um extenso programa de sondagem que incluiu a abertura de 80 cavas em cinco áreas diferentes.

rn

A mineradora afirmou que uma amostra global de 15mx30m e espessura média de 0,6 metros também foi coletada. Um total de 33 diamantes de qualidade, de 0,08 a 5,83 quilates, foram encontrados durante o programa de amostragem, com uma variação de cores entre incolor, rosa e amarelo canário.

rn

Os formatos dos diamantes variam entre arredondados e octaédricos, o que sugere a possibilidade de um kimberlito na área. A expectativa da empresa é que a maioria dos diamantes extraídos tenham mais de três quilates.

rn

“A companhia está em fase final de elaboração de trabalhos abrangentes no projeto Rio Petro [sic], com início das operações prevista para meados do segundo semestre deste ano”, afirmou Reno Calabrigo, presidente da empresa.

rn

A Uranium Hunter é uma empresa que atua com a exploração e desenvolvimento de urânio em propriedades na África Oriental, como, por exemplo, na Tanzânia. A empresa também possui 45% de participação em um projeto de ouro e diamante na Guiana. A Uranium detém 66 direitos minerários.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Especialistas vão debater reputação no e-MINERAÇÃO

2 de maio de 2022

A indústria da mineração tem uma característica que a difere de outras atividades industriais: ela não pode se instalar de…

LEIA MAIS

IBRAM debate sobre mercado de fertilizantes e agregados no 3º Fórum e Feira de Mineração de Agregados

28 de novembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor-presidente, Raul Jungmann, e o diretor de Relações com Associados e Municípios, Alexandre…

LEIA MAIS

IBRAM é recebido na Tencent, maior empresa de tecnologia da China e 6ª no mundo

12 de janeiro de 2024

A inovação tecnológica desempenha um papel fundamental na mineração sustentável. O desenvolvimento e a implementação de novas tecnologias são conquistas…

LEIA MAIS