12/07/2010rnrnrn rnA Usiminas (USIM5) assinou na última quinta-feira (8) dois contratos relativos a transporte de produtos siderúrgicos e minério de ferro com a Vale (VALE5, VALE3), segundo comunicado enviado ao mercado pela
rn
rn
rn
A Usiminas (USIM5) assinou na última quinta-feira (8) dois contratos relativos a transporte de produtos siderúrgicos e minério de ferro com a Vale (VALE5, VALE3), segundo comunicado enviado ao mercado pela própria companhia.
rn
rn
De acordo com a nota, a movimentação das cargas será feitas pela Estrada de Ferro Vitória-Minas e pela Ferrovia Centro-Atlântica.
rn
rn
Produtos siderúrgicos
rn
Um dos contratos assinados pelas empresas, com prazo de seis anos, refere-se ao escoamento de produtos siderúrgicos da Usina de Ipatinga, Minas Gerais, com destino à Grande São Paulo.
rn
rn
Segundo estimativas da Usiminas, o contrato trará um incremento no volume de transporte ferroviário (mínimo anual) de 744 mil toneladas por ano para 990 mil toneladas por ano a partir de 2011, o que corresponde a um aumento de 32%.
rn
rn
O contrato deve trazer ainda aumento da eficiência de escala no escoamento e redução de custos estimada em R$ 1,9 milhão anual. “Para viabilizar esse incremento, a Usiminas acertou com a Vale uma operação para fabricar 150 vagões tipo plataforma, por meio da subsidiária Usiminas Mecânica. Esses vagões serão utilizados na malha ferroviária da Vale”, afirmou.
rn
rn
Minério de ferro
rn
O segundo contrato, referente ao transporte de minério de ferro proveniente da Mineração Usiminas, na cidade mineira de Itatiaiuçu, à Usina de Ipatinga, tem prazo de cinco anos e permitirá “um incremento do volume mínimo anual de 120 mil toneladas por mês para 155 mil toneladas por mês de minério transportado”, afirmou a Usiminas.
rn
rn
Infomoney
rn