Usiminas conclui investimento em eficiência energética na Usina de Cubatão
29 de março de 2017
Com investimento de R$ 5 milhões, a empresa colocou em operação uma nova caldeira de vapor para uso nos processos de produção de laminados a frio
A Usiminas concluiu neste mês de março um importante projeto com foco em maior eficiência energética na Usina de Cubatão. Com investimento de R$ 5 milhões, a empresa colocou em operação uma nova caldeira de vapor para uso nos processos de produção de laminados a frio, que produz aços para aplicação em rodas automotivas, por exemplo.
Projetado e construído pela Alfa Laval, multinacional com unidade no Brasil, a nova caldeira, que possui capacidade de produzir 20 toneladas de vapor por hora, permitirá a redução do consumo de energia elétrica e gás natural em Cubatão. A estimativa é que o retorno do investimento ocorra em menos de 12 meses.
Segundo José Luis Llanos, diretor de Manutenção e Energia da Usiminas, a modernização tecnológica acompanha o novo modelo de negócios da unidade. “Em virtude da paralisação temporária das áreas primárias e da produção de bobinas a partir de placas de terceiros, a caldeira anterior tornou-se ociosa e com custos maiores para a geração de vapor”, explica.
Mais de 50 profissionais, de diversos setores da Usiminas, participaram da concepção e implantação do projeto, que foi concluído dois meses antes do previsto. “Nossa equipe tem realizado uma série de ações para oferecer ao mercado, com maior eficiência e de forma mais competitiva, produtos de alto conteúdo tecnológico. A instalação da nova caldeira é mais um passo importante nessa direção”, destaca Américo Ferreira Neto, diretor-executivo de produção da Usina de Cubatão.
Usiminas