NOTÍCIAS

Uso de biomassa evita emissão de 17 mil t de CO2 pela Anglo American

11 de fevereiro de 2014

A Anglo American evitou a emissão de aproximadamente 17 mil t de CO2 em uma de suas plantas de níquel, em Niquelândia (GO), em 2013. O uso de cavacos de madeira, como parte da queima de óleo combustível, també

A Anglo American evitou a emissão de aproximadamente 17 mil t de CO2 em uma de suas plantas de níquel, em Niquelândia (GO), em 2013. O uso de cavacos de madeira, como parte da queima de óleo combustível, também gerou uma economia de R$ 7,7 milhões. 

rn

Implantados há dez anos, os cavacos são feitos de eucalipto de áreas de reflorestamento integradas ao sistema da companhia, certificado pela ISO 14001. No forno, esses pedaços de madeira são queimados e substituem 20% do volume de óleo utilizado no processo de calcinação. Além disso, proporcionam o aumento de 30% no nível de pré-redução do minério e diminuição de 2,5% no consumo de energia elétrica.

rn

A operação conta com uma das matrizes energéticas mais verdes do mundo para produção de ferroníquel, já que 65% da energia vem de fontes renováveis e alternativas. Atualmente, é a única planta industrial de ferroníquel do mundo que utiliza a opção de redutor a partir de biomassa nesta escala.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Minérios e Minerales

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



ESG, geopolítica e mudanças climáticas lideram top 10 de oportunidades e riscos para o setor de mineração e metais no Brasil

12 de junho de 2023

Estudo produzido pela EY, em conjunto com o IBRAM, traz os principais desafios que o setor deve superar para manter…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos lança Banco de Talentos de Diversidade

27 de outubro de 2020

A Votorantim Cimentos, empresa líder do setor de materiais de construção, lança seu primeiro Banco de Talentos de Diversidade, com…

LEIA MAIS

Mining Hub abre inscrição para 15 desafios de inovação

3 de novembro de 2020

O  Mining Hub – primeiro hub de inovação aberta no mundo, subsidiado por 22 mineradoras e 16 fornecedores, abre inscrições…

LEIA MAIS