rn“O Brasil tem dependência de elementos terras raras e enfrenta dificuldades na aquisição de lantânio”, afirmou o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Cla
rn
“O Brasil tem dependência de elementos terras raras e enfrenta dificuldades na aquisição de lantânio”, afirmou o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Claudio Scliar, na abertura do workshop “Terras Raras: Cenários Prospectivos Globais e Escolha do Cenário de Referência – 2012 a 2030”, realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), nesta quarta-feira (16).
rn
rn
Segundo Claudio Scliar, o lantânio é um dos elementos de terras raras (ETRs), utilizado na produção de catalisadores essenciais para o refino de petróleo, particularmente as unidades craqueamento em leito fluidizado (sigla em inglês, FCC).
rn
rn
Scliar reconheceu que o principal desafio que o setor mineral terá que enfrentar, para viabilizar novos projetos de minerais de Terras Raras, é garantir o acesso das empresas interessadas nos minerais que são descartados nos processos produtivos de outras empresas de mineração, que exploram outras substâncias. “Esta seria a forma mais rápida do país aumentar suas reservas minerais, além dos levantamentos geológicos conduzidos pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM”, finalizou.
rn
rn
O evento foi solicitado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação com o objetivo de identificar tendências, perspectivas e incertezas críticas associadas ao panorama mundial de terras raras; de verificar a situação atual e as condicionantes do futuro; construir cenários alternativos e escolher o cenário de referência mundial e de analisar as implicações e opções estratégicas para o Brasil, tendo como pano de fundo o cenário de referência mundial e a cadeia causal resultante do trabalho preparatório (realizado pelo CGEE junto à governança do projeto).
rn
rn
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) está desenvolvendo o Estudo de Usos e Aplicações de Terras Raras no Brasil, cujo objetivo é identificar as contribuições de diversas instituições e de seus especialistas com relação ao tema Terras Raras no País, tratando assim de eventuais lacunas existentes no intuito de consolidar um documento com proposições e recomendações estratégicas sobre as formas de enfrentamento desse problema potencial para o País.
rn
rn
Na mesa estiveram presentes o Dr. Fernando Rizzo, diretor do CGEE,. Adalberto Fazzio, assessor especial do Ministério de Ciência, Tecnologia e Informação e Guilherme Melo, diretor do CNPq.
rn
rn
O workshop será realizado nos dias 16 e 17 de maio, com a participação de representantes do governo, empresas e instituições de ciência e tecnologia.
rn
rn
Fonte: Ministério de Minas e Energia
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, anunciou que a direção estuda criar o censo da diversidade do…
LEIA MAISCom participação virtual de especialistas das Américas, Europa, Ásia e Oceania, o Comitê Técnico ISO/TC 183 (Minérios e concentrados de…
LEIA MAISEvento será realizado em 19 de março, 100% online e gratuito. Pelo terceiro ano consecutivo e pela primeira vez com…
LEIA MAIS