O corredor de Nacala, ferrovia que será construída pela Vale para viabilizar o escoamento do carvão mineral produzido em Moçambique, foi debatido durante o evento anual da ONG Africare, em Washington, nos Estados Unidos.rn
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O corredor de Nacala, ferrovia que será construída pela Vale para viabilizar o escoamento do carvão mineral produzido em Moçambique, foi debatido durante o evento anual da ONG Africare, em Washington, nos Estados Unidos.
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Representantes da mineradora participaram de uma mesa redonda sobre o assunto, onde discutiram iniciativas e investimentos para a região. Participaram também da mesa, autoridades dos governos brasileiro e moçambicano e de organizações como o Instituto Lula, Banco Mundial, Fundação Getúlio Vargas e bancos comerciais.
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O projeto do corredor de Nacala compreende a recuperação de 682 quilômetros da ferrovia existente em Malauí e Moçambique, a construção de mais 230 quilômetros de novas ferrovias e de um terminal marítimo.
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A ferrovia terá capacidade para movimentar 18 milhões de toneladas de carvão por ano e terá, no total, 912 quilômetros. Ela ligará Moatize, em Tete, onde a Vale possui mina de carvão, ao porto de Nacala. Estão sendo previstos investimentos da ordem de US$ 4,4 bilhões para a realização de todas as obras.
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Atualmente a empresa utiliza a linha Sena, que liga a província de Tete ao Porto da Beira, no litoral do país, para escoamento de sua produção.
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Em 2012, a mina de Moatize produziu 2,5 milhões de toneladas métricas de carvão metalúrgico e 1,26 milhão de toneladas de carvão térmico.
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Segundo relatório da Vale, as vendas do carvão produzido em Moçambique é direcionado para os mercados transoceânicos, incluindo Ásia Oriental, Américas, Europa e Índia.
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A mina de Moatize iniciou sua produção em agosto de 2011 e possui reservas de quase 1,5 bilhão de toneladas de carvão térmico e metalúrgico. Sua concessão vai até 2032 e poderá ser renovada após esse período.
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Fonte: Notícias de Mineração Brasil
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