NOTÍCIAS

Vale debate corredor para escoar carvão em Moçambique

9 de maio de 2013

O corredor de Nacala, ferrovia que será construída pela Vale para viabilizar o escoamento do carvão mineral produzido em Moçambique, foi debatido durante o evento anual da ONG Africare, em Washington, nos Estados Unidos.rn

rn

O corredor de Nacala, ferrovia que será construída pela Vale para viabilizar o escoamento do carvão mineral produzido em Moçambique, foi debatido durante o evento anual da ONG Africare, em Washington, nos Estados Unidos.

rn

Representantes da mineradora participaram de uma mesa redonda sobre o assunto, onde discutiram iniciativas e investimentos para a região. Participaram também da mesa, autoridades dos governos brasileiro e moçambicano e de organizações como o Instituto Lula, Banco Mundial, Fundação Getúlio Vargas e bancos comerciais.

rn

O projeto do corredor de Nacala compreende a recuperação de 682 quilômetros da ferrovia existente em Malauí e Moçambique, a construção de mais 230 quilômetros de novas ferrovias e de um terminal marítimo.

rn

A ferrovia terá capacidade para movimentar 18 milhões de toneladas de carvão por ano e terá, no total, 912 quilômetros. Ela ligará Moatize, em Tete, onde a Vale possui mina de carvão, ao porto de Nacala. Estão sendo previstos investimentos da ordem de US$ 4,4 bilhões para a realização de todas as obras.

rn

Atualmente a empresa utiliza a linha Sena, que liga a província de Tete ao Porto da Beira, no litoral do país, para escoamento de sua produção.

rn

Em 2012, a mina de Moatize produziu 2,5 milhões de toneladas métricas de carvão metalúrgico e 1,26 milhão de toneladas de carvão térmico.

rn

Segundo relatório da Vale, as vendas do carvão produzido em Moçambique é direcionado para os mercados transoceânicos, incluindo Ásia Oriental, Américas, Europa e Índia.

rn

A mina de Moatize iniciou sua produção em agosto de 2011 e possui reservas de quase 1,5 bilhão de toneladas de carvão térmico e metalúrgico. Sua concessão vai até 2032 e poderá ser renovada após esse período.

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS

Avanços na legislação do ouro geram segurança e contrapartidas socioambientais

24 de julho de 2023

De acordo com especialistas na área, o avanço em programas que contribuem na luta contra o garimpo ilegal e que…

LEIA MAIS

Anote na agenda: inauguração do Hub da Mineração será em 17 de janeiro

14 de janeiro de 2019

O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada…

LEIA MAIS