Vale divulga Relatório Anual de Sustentabilidade 2016
2 de maio de 2017
A Vale acaba de lançar seu Relatório Anual de Sustentabilidade 2016, produzido de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI)
A Vale acaba de lançar seu Relatório Anual de Sustentabilidade 2016, produzido de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Há dez anos a mineradora presta contas à sociedade divulgando suas conquistas e desafios nos campos ambiental, social e econômico.
Para celebrar esse marco, a mineradora lançou uma página especial que traz seus principais cases de sucesso desses últimos 10 anos. Entre eles, a implantação do S11D, maior complexo de minério da história da Vale; o Projeto Novo Rumo, que contribui para a geração de renda de famílias por meio da agricultura familiar; a campanha de diversidade e inclusão social promovida internamente; o Programa de Destinação Sustentável de Resíduos em Minas Gerais, entre outros.
Segundo a GRI, cresce o número de empresas que seguem as diretrizes de desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade estabelecidas pela instituição global. Atualmente, mais de 60 países aderiram a essas orientações. Mas, afinal, para que servem os relatórios de sustentabilidade?
O documento é atualmente usado pelas empresas como principal ferramenta para o desenvolvimento de uma gestão estratégica focada no futuro, pois ele traz informações sobre impactos positivos e negativos da sustentabilidade provocados pela companhia e por fatores externos.
O relatório de sustentabilidade também serve para estreitar o diálogo entre empresas e acionistas, contribuindo assim para a identificação de riscos e oportunidades. Além disso, ele pode provocar mudanças de conduta e mentalidade nas empresas, pois revela o que de fato é importante para os negócios em um mundo em constante transformação, que exige das companhias atitudes não somente no campo econômico, mas também no ambiental e social.
Vale