NOTÍCIAS

Vale inaugura Terminal Ferroviário de Ponta da Madeira em São Luís

30 de maio de 2016

As instalações adotam tecnologias inéditas, capazes de tornar o ciclo de manutenção preventiva e corretiva da sua frota ainda mais eficiente.

A Vale inaugurou em São Luís, na quinta-feira (19/5), o mais moderno complexo de oficinas de locomotivas e vagões da empresa. As novas instalações ocupam uma área de 20 mil m² dentro do Terminal de Ponta da Madeira e adotam tecnologias inéditas, capazes de tornar o ciclo de manutenção preventiva e corretiva da sua frota ainda mais eficiente. Hoje, já são mais de 16 mil vagões e 220 locomotivas utilizados para fazer o transporte de minério de ferro entre os estados do Pará e o Maranhão. Utilizando um conceito de "pit stop", parecido com o aplicado nos carros de fórmula 1, as novas oficinas garantem ainda mais eficiência à operação da Estrada de Ferro Carajás (EFC), considerada hoje uma das mais modernas, seguras e eficientes ferrovias do país.
 
O complexo de oficinas do Terminal Ferroviário de Ponta da Madeira inclui um novo Posto de Inspeção e Abastecimento de Locomotivas (PIAL), o Complexo de Troca de Rodeiros (CTR) e ainda o Complexo de Manutenção de Rodeiros (CMR). Em cada local desse é realizada uma atividade diferente do processo de manutenção.
 
Talento local
 
Para operar todo esse investimento, a Vale admitiu entre janeiro e abril deste ano mais de 500 empregados, sendo 90% de mão de obra maranhense. A maioria dos cargos era destinada a profissionais de nível médio, seguidos pelos de nível técnico e superior. Desde que foram iniciadas as obras de expansão da Vale no Maranhão mais de 20 mil empregos diretos foram gerados no pico das obras. Para criar oportunidades de aprendizado à jovens com pouca experiência de trabalho, a Vale criou o Programa Formação Profissional (PFP), iniciativa que qualifica e capacita os participantes em diversos ramos da área técnica, por meio de treinamentos teóricos e práticos. A formação é dividida em duas fases com duração de aproximadamente sete meses e as instituições parceiras da Vale ficam responsáveis pelo conteúdo teórico.
 
Sobre o S11D Logística
 
O investimento na construção do novo complexo de oficinas integra o Programa S11D Logística. Trata-se do maior investimento em logística da história da Vale e compreende a construção de um ramal ferroviário no sudeste do Pará, com 101 km de extensão; a duplicação 570 km da Estrada de Ferro Carajás; e ainda a expansão dos terminais Ferroviário e Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís. Com o fim das obras no sistema, a Vale irá elevar a capacidade de transporte dos atuais 150 milhões de toneladas por ano (Mtpa) para 230 Mtpa, a partir de 2018.
 
Vale
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS

Mapa IBRAM®: nova ferramenta apresenta informações georreferenciadas sobre minas e projetos em fase de pesquisa mineral

6 de março de 2025

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) lançou esta semana, durante o Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2025), em…

LEIA MAIS

Secretário de Mineração, Alexandre Vidigal, anuncia plano de ação para mineração

28 de janeiro de 2020

“A mineração é um produto muito bom. Não é propaganda enganosa”. As frases são do Secretário de Geologia, Mineração e…

LEIA MAIS