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Vale inaugura Terminal Ferroviário de Ponta da Madeira em São Luís

30 de maio de 2016

As instalações adotam tecnologias inéditas, capazes de tornar o ciclo de manutenção preventiva e corretiva da sua frota ainda mais eficiente.

A Vale inaugurou em São Luís, na quinta-feira (19/5), o mais moderno complexo de oficinas de locomotivas e vagões da empresa. As novas instalações ocupam uma área de 20 mil m² dentro do Terminal de Ponta da Madeira e adotam tecnologias inéditas, capazes de tornar o ciclo de manutenção preventiva e corretiva da sua frota ainda mais eficiente. Hoje, já são mais de 16 mil vagões e 220 locomotivas utilizados para fazer o transporte de minério de ferro entre os estados do Pará e o Maranhão. Utilizando um conceito de "pit stop", parecido com o aplicado nos carros de fórmula 1, as novas oficinas garantem ainda mais eficiência à operação da Estrada de Ferro Carajás (EFC), considerada hoje uma das mais modernas, seguras e eficientes ferrovias do país.
 
O complexo de oficinas do Terminal Ferroviário de Ponta da Madeira inclui um novo Posto de Inspeção e Abastecimento de Locomotivas (PIAL), o Complexo de Troca de Rodeiros (CTR) e ainda o Complexo de Manutenção de Rodeiros (CMR). Em cada local desse é realizada uma atividade diferente do processo de manutenção.
 
Talento local
 
Para operar todo esse investimento, a Vale admitiu entre janeiro e abril deste ano mais de 500 empregados, sendo 90% de mão de obra maranhense. A maioria dos cargos era destinada a profissionais de nível médio, seguidos pelos de nível técnico e superior. Desde que foram iniciadas as obras de expansão da Vale no Maranhão mais de 20 mil empregos diretos foram gerados no pico das obras. Para criar oportunidades de aprendizado à jovens com pouca experiência de trabalho, a Vale criou o Programa Formação Profissional (PFP), iniciativa que qualifica e capacita os participantes em diversos ramos da área técnica, por meio de treinamentos teóricos e práticos. A formação é dividida em duas fases com duração de aproximadamente sete meses e as instituições parceiras da Vale ficam responsáveis pelo conteúdo teórico.
 
Sobre o S11D Logística
 
O investimento na construção do novo complexo de oficinas integra o Programa S11D Logística. Trata-se do maior investimento em logística da história da Vale e compreende a construção de um ramal ferroviário no sudeste do Pará, com 101 km de extensão; a duplicação 570 km da Estrada de Ferro Carajás; e ainda a expansão dos terminais Ferroviário e Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís. Com o fim das obras no sistema, a Vale irá elevar a capacidade de transporte dos atuais 150 milhões de toneladas por ano (Mtpa) para 230 Mtpa, a partir de 2018.
 
Vale
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