NOTÍCIAS

Vale inicia testes em equipamentos nos projetos S11D e Usina Cauê

11 de fevereiro de 2016

Segundo a mineradora, foi o primeiro teste em um equipamento de grande porte no S11D e uma nova etapa na história do projeto. As informações são de comunicado à imprensa

A Vale informou na última sexta-feira (5) que realizou os primeiros testes na correia do Transportador de Longa Distância (TCLD) do projeto S11D, em Carajás, no Pará. Os testes fazem parte da etapa de comissionamento e permitem avaliar se o funcionamento dos equipamentos está conforme o planejado. No Projeto de Adequação da Usina Cauê, em Itabira (MG), linhas de produção passam por ensaios.
 
A atividade incluiu a energização do TR-9, o último transportador antes do minério chegar à usina. Segundo a mineradora, foi o primeiro teste em um equipamento de grande porte no S11D e uma nova etapa na história do projeto. As informações são de comunicado à imprensa.
 
A Vale disse que a correia foi movimentada ainda sem carga e que, a partir de agora, o desempenho do equipamento será avaliado por meio de parâmetros como tempo de partida, temperatura, corrente elétrica, velocidade, entre outros. Esta foi a primeira vez que o TCLD foi movimentado. Após os testes sem carga, o equipamento será liberado para o comissionamento com carga.
 
Com 9.500 metros de extensão, o transportador movimentará o minério extraído da mina até a usina. Em plena atividade, o TCLD transportará, aproximadamente, 16,7 mil toneladas de minério de ferro por hora, de acordo com a Vale.
 
A mineradora também publicou na última sexta-feira que os testes com carga dos novos equipamentos implantados pelo Projeto de Adequação da Usina Cauê, em Itabira (MG), tiveram importantes avanços nos últimos dois meses. Duas das três linhas de produção instaladas pelo empreendimento estão sendo testadas de forma integrada e parte do material processado começa a integrar a produção de Itabira (MG).
 
O Projeto Adequação da Usina Cauê está em implantação desde maio de 2012 e faz parte do Programa Itabiritos, um conjunto de empreendimentos realizado pela Vale para adequar algumas das unidades, de forma que sejam capazes de beneficiar o itabirito compacto com baixo teor de ferro.
 
“Esta conquista é fruto do trabalho que estamos desenvolvendo desde o início das obras, em 2012. Mais de 13 mil pessoas passaram por aqui, dedicando mais de 21 milhões de horas ao empreendimento: essa é uma vitória de cada uma delas”, disse Luiz Andrade, líder do Projeto Adequação da Usina Cauê.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na EXPOSIBRAM 2020

28 de outubro de 2019

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM apresenta os desafios e as oportunidades da mineração em Pernambuco

30 de outubro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do Mineral Day, evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil…

LEIA MAIS

IBRAM vai organizar o censo da diversidade do setor mineral

16 de março de 2022

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, anunciou que a direção estuda criar o censo da diversidade do…

LEIA MAIS