NOTÍCIAS

Vale negocia equipamentos de rastreamento da Briskcom para projeto de segurança

8 de agosto de 2014

A Briskcom, empresa especializada em comunicação via satélite, está prestes a concluir um projeto de segurança com a Vale, que visa melhorar a gestão das áreas de risco. A mineradora vai utilizar um ap

A Briskcom, empresa especializada em comunicação via satélite, está prestes a concluir um projeto de segurança com a Vale, que visa melhorar a gestão das áreas de risco. A mineradora vai utilizar um aparelho portátil desenvolvido pela Briskcom para comunicação e rastreamento de pessoal em áreas remotas.

rn

“A Vale vai usar os spots [aparelhos de rastreamento pessoal] tanto com suas equipes quanto com seus prestadores de serviço. O objetivo é o contato permanente independente da área em que o empregado estiver, conseguindo controlar melhor o risco de acidentes”, disse Claudio Calonge Soares, diretor comercial da Briskcom.

rn

Segundo ele, as negociações com a Vale começaram no início do ano passado e a previsão é que o projeto seja concluído em setembro deste ano, para que possa ser iniciado já em 2015.

rn

O acordo prevê a prestação do serviço nos próximos cinco anos, com a possibilidade do prazo ser prorrogado. Soares afirmou ainda que falta fechar o número de equipamentos que serão adquiridos, o que dependerá de quantas áreas da mineradora o projeto vai atender. “Eles podem fechar de 200 a 10 mil equipamentos, depende de muitos fatores para chegar ao número final”, disse.

rn

Segundo Soares, os serviços de comunicação via satélite da Briskcom abrangem desde um simples acesso à internet até soluções que possibilitam a construção de redes multisserviço amplas para grandes empresas. Entre as aplicações da tecnologia, está a comunicação de voz corporativa e acesso à rede pública em locais distantes dos grandes centros, além do serviço de medição de consumo de energia elétrica de consumidores livres e telemetria para medição e controle de combustível.

rn

“Ao utilizar tecnologia de comunicação via satélite, nossos serviços estão disponíveis em qualquer lugar do Brasil e, independentemente da localização geográfica, todos os pontos remotos têm a mesma qualidade de serviço, disponibilidade e desempenho”, disse Soares ao NMB, durante a 12ª edição da Equipo Mining, em Santa Luzia (MG).

rn

No caso da Vale, o contrato inclui o localizador Spot Connect, novidade no setor para rastreamento pessoal. Segundo Soares, a principal inovação do novo modelo em relação ao tradicional é a possibilidade de envio de mensagens de texto personalizadas para contatos previamente cadastrados. Outra grande novidade é a integração do aparelho com smartphones, permitindo a publicação de mensagens e coordenadas geodésicas em redes sociais.

rn

O produto, inicialmente desenvolvido para praticantes de trekking e rally, velejadores, mountain bike, trilhas e demais esportes e atividades em localidades remotas e de difícil acesso, passou a atender o setor corporativo em projetos que envolvem segurança pessoal. Após adquirir o aparelho, o cliente deve optar por qual serviço de monitoramento ele quer ser atendido, sendo divididos em três planos distintos. O custo varia de R$ 45 a R$ 229 pagos anualmente.

rn

“No setor de mineração, por exemplo, a empresa consegue monitorar o funcionário que viaja para minas distantes, consideradas como ‘locais incomunicáveis’. Com apenas um clique, a pessoa que utiliza o Spot consegue dizer se chegou ao local, se está saindo, se teve algum imprevisto ou se está correndo riscos e precisa de socorro”, disse Soares.

rn

Fundada em 2003, a Briskcom é uma empresa de telecomunicações especializada na prestação de serviços de telecomunicações via satélite para diversos setores, incluindo o de mineração. A empresa conta hoje com sua estrutura operacional e administrativa sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais, mas atende em todo o território brasileiro.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para a 3ª edição da Diversibram

17 de janeiro de 2024

Evento será realizado em 19 de março, 100% online e gratuito.  Pelo terceiro ano consecutivo e pela primeira vez com…

LEIA MAIS

Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS

Alunorte e UFPA assinam novo acordo para pesquisas de uso do resíduo de bauxita, dessa vez na produção de agregado sintético

13 de outubro de 2020

A Alunorte anuncia novo acordo com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para pesquisa sobre o uso do resíduo da bauxita na…

LEIA MAIS