NOTÍCIAS

Vale promove campanha contra queimadas ao longo da ferrovia Vitória a Minas

27 de julho de 2015

Entre os dias 17 de julho a 14 de agosto, a Vale está promovendo mais uma edição da campanha anual contra queimadas em diferentes municípios localizados ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). O objetiv

Entre os dias 17 de julho a 14 de agosto, a Vale está promovendo mais uma edição da campanha anual contra queimadas em diferentes municípios localizados ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). O objetivo é alertar as comunidades vizinhas à ferrovia sobre os riscos que esses incidentes representam tanto para as pessoas que vivem nas proximidades da linha férrea, quanto para as operações ferroviárias de carga e passageiros, já que devido ao clima geralmente mais seco nesta época do ano, incidentes desse tipo acabam se tornando bastante comuns. A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas sejam sensibilizadas durante a campanha.

rn

As ações percorrerão as cidades de Ibiraçu, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo; e Itueta, Conselheiro Pena, Barra do Cuieté, Governador Valadares, Periquito, Ipaba, Timóteo e Nova Era, em Minas Gerais. A escolha dos locais que receberão a ação se deu em função de um levantamento feito pela Vale sobre os pontos ao longo da ferrovia onde os focos de queimada são recorrentes. Haverá distribuição de material informativo contendo orientações sobre como destinar o lixo corretamente, criar aceiros nos terrenos, – o que impede a propagação do fogo -, não atear fogo ao lixo doméstico e manter terrenos limpos e livres de material que possa alimentar o fogo, como folhagem seca.

rn

Além dos riscos às comunidades e as operações ferroviárias, as queimadas podem gerar, também, outros impactos significativos, como destruição da flora e danos à fauna, queda da qualidade do ar, desligamento de redes elétricas, além da maior exposição do solo, o que pode facilitar erosões e deslizamentos nos períodos chuvosos. “O nosso objetivo é passar orientações importantes sobre atitudes simples, mas que podem fazer toda a diferença na prevenção de incêndios”, explica Sérgio Melo, supervisor de Meio Ambiente da Vale.

rn

Desde que as campanhas contra queimadas tiveram início, os focos de incêndio anteriormente identificados no entorno da ferrovia reduziram sensivelmente. “Como resultado desse trabalho, percebemos uma redução de aproximadamente 52% nos pontos onde havia maior incidência de queimadas entre os anos de 2010 e 2014”, complementa Melo.

rn

Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas

rn

Considerada uma das ferrovias mais produtivas do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta cerca de 40% de toda carga ferroviária do país. Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre certificação de ouro de empresas atuantes no Brasil

6 de janeiro de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza em janeiro pesquisa com as empresas produtoras de ouro que atuam no Brasil para estruturar…

LEIA MAIS

Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS

e-MINERAÇÃO realiza painel sobre descaracterização de barragens

2 de maio de 2022

Os desafios e expectativas para a descaracterização de barragens serão debatidos  no e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022, evento 100% online e gratuito. O painel…

LEIA MAIS