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Vale recebe financiamento de US$ 53 Mi em locomotivas para Moçambique

28 de maio de 2014

A Thelo Rolling Stock, locadora sul-africana de material rodante, afirmou na última terça-feira (27/05) que fornecerá 16 locomotivas da GE Transportation, com 12 anos de manutenção completa, para as operaç&ot

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A Thelo Rolling Stock, locadora sul-africana de material rodante, afirmou na última terça-feira (27/05) que fornecerá 16 locomotivas da GE Transportation, com 12 anos de manutenção completa, para as operações da Vale em Moçambique. Os equipamentos serão entregues em janeiro de 2015 e fazem parte de um financiamento de US$ 53 milhões fechado entre as empresas.

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As locomotivas serão usadas para o transporte de carvão da mina da Vale em Moatize, na província de Tete, até o Porto de Beira, usando a linha ferroviária Sena, segundo informações da Bloomberg.

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A capacidade nominal das operações da Vale em Moatize está estimada em 11 milhões de toneladas por ano. A mineradora pretende investir US$ 761 milhões em 2014 para a construção da segunda fase de Moatize. No total, o projeto vai custar cerca de US$ 2 bilhões.

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O diretor global de Exploração e Desenvolvimento de Projetos Minerais da Vale, Marcio Godoy, disse, no início de fevereiro, que a mineradora brasileira vai aumentar a produção de carvão em Moatize, chegando a 20 milhões de toneladas métricas anuais, até 2015, quando Moatize II deverá entrar em operação.

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Moatize produziu um milhão de toneladas nos três primeiros meses deste ano. Do total, 595 mil toneladas foram de carvão metalúrgico e 414 mil toneladas de carvão térmico. A produção de carvão metalúrgico nas operações da Vale no país aumentou 48,4% na comparação com o quarto trimestre de 2013 e a de carvão térmico aumentou 49,2% na mesma comparação.

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Em setembro do ano passado, o presidente da Vale, Murilo Ferreira, afirmou, logo após reunião com a presidente Dilma Rousseff, que a mineradora fará um investimento de R$ 9 bilhões em logística nos próximos cinco anos.

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De acordo com o executivo, parte desse valor será investido em 210 locomotivas e 7.500 vagões, “afora a reformulação e modernização de toda a malha ferroviária”, disse Ferreira, na época. Com informações da Agência Bloomberg.

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Fonte: Notícias de Mineração Brasil

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