NOTÍCIAS

Vale reduz em mais de 70% consumo de água em Tubarão

26 de janeiro de 2015

A gestão de recursos hídricos da Vale no Complexo de Tubarão, em Vitória (ES), atingiu a marca de 74% de redução do consumo, através de medidas de otimização do uso. Segundo a mineradora,

A gestão de recursos hídricos da Vale no Complexo de Tubarão, em Vitória (ES), atingiu a marca de 74% de redução do consumo, através de medidas de otimização do uso. Segundo a mineradora, entre 1996 e 2014, a redução foi de 368.762 metros cúbicos por mês, volume suficiente para abastecer diariamente uma cidade com até 61.460 habitantes.

A economia foi conquistada por meio de diversas ações implementadas pela mineradora ao longo dos últimos anos. Entre elas, está a implantação de dois sistemas de recuperação de águas industriais, que permitem tratar todo efluente proveniente da Pelotização.

O consumo de água nova das usinas para produzir 1 tonelada de pelota caiu de 380 litros, na década de 1990, para 93 litros hoje.

O índice de recirculação da água usada nestas usinas atingiu a média de 81% no último ano. Entre suas aplicações está a aspersão sobre as pilhas de minério, como controle ambiental, e, ainda, sua aplicação durante o processo de produção de pelotas.

Segundo a Vale, os efluentes do pátio de carvão também são reutilizados na estação de tratamento denominada ETE Sul. Em 2014, o volume reaproveitado foi da ordem de 486.460 metros cúbicos, o que corresponde a cerca de 89% do volume tratado no local.

Já a água utilizada nas oficinas do Complexo de Tubarão é tratada na Estação de Tratamento Efluentes Oleaginosos (ETEO) e 100% reutilizada na umectação de vias e limpeza de equipamentos. De acordo com a mineradora, o volume corresponde a 14.461 metros cúbicos.

No final de 2013, a mineradora iniciou um processo de modernização em Tubarão, com investimentos em torno de R$ 1,8 bilhão. Entre as medidas impostas pela Vale estavam a atualização do sistema elétrico e a troca de máquinas do pátio por outras mais modernas e eficientes. As informações são do website da Vale.

Clique aqui e acesse a matéria. 

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Conheça os destaques da EXPOSIBRAM 2021

18 de outubro de 2021

A Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM 2021 foi encerrada em 7 de outubro e teve uma programação…

LEIA MAIS

IBRAM apresenta oportunidades comerciais para exposição de marcas na EXPOSIBRAM 2022

1 de julho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) reuniu nesta quinta-feira (30/06) diversos representantes de empresas do setor mineral e de outros segmentos econômicos…

LEIA MAIS

Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

26 de setembro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS