rnA Vale informou nesta segunda-feira que suspendeu a declaração de “força maior” a partir desta segunda-feira em vários contratos de fornecimento de minério de ferro com usinas siderúrgicas.rnA empresa tin
rn
A Vale informou nesta segunda-feira que suspendeu a declaração de “força maior” a partir desta segunda-feira em vários contratos de fornecimento de minério de ferro com usinas siderúrgicas.
rn
A empresa tinha tomado decisão de utilizar o instrumento, previsto em contrato, no último dia 11 de janeiro em razão das fortes chuva que caíram desde meados de dezembro nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
rn
Sazonalmente, a produção de minério é sempre menor no primeiro trimestre justamente por causa das chuvas. Mas neste ano, disse no começo do mês, o clima foi “extremo”, com as maiores precipitações desde 1910 em algumas regiões de Minas.
rn
O clima hostil, diz a Vale, criou “dificuldades paras a nossas operações nos sistemas Sul e Sudeste”, por onde são escoados a produção de minério de ferro de Minas Gerais.
rn
Quando decretou a “força maior” nos contratos, a Vale estimou uma perda de 2 milhões de toneladas de minério de ferro, que deixaram de ser embarcados para o exterior. A cifra corresponde a 20% da produção mensal de Minas Gerais, principal polo produtor de minério do país.
rn
Anualmente, porém, o volume representa menos de três dias de produção de minério de ferro da companhia. A Vale não atualizou nesta segunda-feira o volume total de perda de produção por conta da chuva.
rn
Fonte: Folha de São Paulo
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza em janeiro pesquisa com as empresas produtoras de ouro que atuam no Brasil para estruturar…
LEIA MAISPromover ambientes que valorizem a diversidade e incentivem a inclusão, permitindo que os profissionais desenvolvam seu pleno potencial e que…
LEIA MAISO que você gostaria de sugerir para a próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…
LEIA MAIS