rnA Vale informou nesta segunda-feira que suspendeu a declaração de “força maior” a partir desta segunda-feira em vários contratos de fornecimento de minério de ferro com usinas siderúrgicas.rnA empresa tin
rn
A Vale informou nesta segunda-feira que suspendeu a declaração de “força maior” a partir desta segunda-feira em vários contratos de fornecimento de minério de ferro com usinas siderúrgicas.
rn
A empresa tinha tomado decisão de utilizar o instrumento, previsto em contrato, no último dia 11 de janeiro em razão das fortes chuva que caíram desde meados de dezembro nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
rn
Sazonalmente, a produção de minério é sempre menor no primeiro trimestre justamente por causa das chuvas. Mas neste ano, disse no começo do mês, o clima foi “extremo”, com as maiores precipitações desde 1910 em algumas regiões de Minas.
rn
O clima hostil, diz a Vale, criou “dificuldades paras a nossas operações nos sistemas Sul e Sudeste”, por onde são escoados a produção de minério de ferro de Minas Gerais.
rn
Quando decretou a “força maior” nos contratos, a Vale estimou uma perda de 2 milhões de toneladas de minério de ferro, que deixaram de ser embarcados para o exterior. A cifra corresponde a 20% da produção mensal de Minas Gerais, principal polo produtor de minério do país.
rn
Anualmente, porém, o volume representa menos de três dias de produção de minério de ferro da companhia. A Vale não atualizou nesta segunda-feira o volume total de perda de produção por conta da chuva.
rn
Fonte: Folha de São Paulo
Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…
LEIA MAISA Votorantim Cimentos, empresa líder do setor de materiais de construção, lança seu primeiro Banco de Talentos de Diversidade, com…
LEIA MAISPara reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…
LEIA MAIS