NOTÍCIAS

Vale usa sonar 3D para pesquisas subaquáticas no Maranhão

13 de janeiro de 2015

A Vale selecionou o sonar Echoscope Real-Time 3D, do Octopus Coda Group, para a produção de pesquisas subaquáticas durante as operações de construção do Píer IV no terminal marítimo de Po

A Vale selecionou o sonar Echoscope Real-Time 3D, do Octopus Coda Group, para a produção de pesquisas subaquáticas durante as operações de construção do Píer IV no terminal marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão.

rn

De acordo com comunicado da Octopus, divulgado ao mercado na semana passada, o Echoscope tem sido utilizado com sucesso pela empresa Baird & Associates. Durante o período de construção do pier, várias aplicações da tecnologia 3D foram usadas, incluindo um mapeamento para controle de erosão no terreno ao redor das estacas de apoio do Pier IV.

rn

Entre as outras pesquisas realizadas pelo sonar, está a identificação de obstáculos que representam risco para as operações de dragagem e a atualização dos modelos de computador usados pela Baird para explicar as mudanças temporais reais das áreas.

rn

A tecnologia foi aplicada ainda às operações de construção em fundações de cais (estacas), que requerem acompanhamento constante para garantir o cumprimento de todos os critérios do projeto.

rn

De acordo com o engenheiro da Vale, Mathews Morais, o Echoscope permite visualizar qualquer alteração no ambiente marinho em tempo real. Dessa forma, segundo ele, é possível monitorar com precisão se os parâmetros estruturais e ambientais do projeto estão sendo cumpridos.

rn

“Estamos extremamente satisfeitos com o sucesso contínuo alcançado durante este projeto. O sonar Echoscope 3D em tempo real gera produtividade e segurança, garantindo benefícios reais para o nosso cliente”, afirmou Blair Cunningham, presidente da área de Tecnologia da Octopus.

rn

Fundado em 1994 como Coda Technologies, o Octopus Coda Group tem sede na Florida (EUA) e unidades na Escócia, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Noruega.

rn

O Echoscope é um dos principais produtos da empresa e foi o primeiro sonar 3D em tempo real disponibilizado para os setores de petróleo e gás, construção submarina e operações portuárias. Com a tecnologia, o objetivo do grupo é se tornar líder no fornecimento mundial de tecnologia integrada de sonares.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Seminário Mineração, Transição Energética & Clima debate importância da mineração na geração de energia limpa

18 de outubro de 2021

Minerais e metais possuem um papel fundamental na transição para um futuro de economia de baixo carbono e são cruciais…

LEIA MAIS

Aura Minerals lança banco de talentos para mulheres

3 de dezembro de 2021

A Aura Minerals, primeira produtora de ouro a listar suas ações na B3, está com inscrições abertas para mulheres interessadas…

LEIA MAIS

BNamericas lança pesquisa sobre o panorama de investimentos na América Latina

27 de maio de 2021

Qual o futuro das principais indústrias da América Latina? Para responder a esta questão, a BNamericas lança pesquisa para identificar…

LEIA MAIS