NOTÍCIAS

Vale utiliza energia solar para abastecer Centro de Educação Ambiental

13 de maio de 2015

Um projeto de iniciativa da Vale permite o abastecimento do Centro de Educação Ambiental (Ceam) da divisão Portos Sul, em Itaguaí (RJ), com energia proveniente de luz solar. As placas solares, que foram instaladas em frent

Um projeto de iniciativa da Vale permite o abastecimento do Centro de Educação Ambiental (Ceam) da divisão Portos Sul, em Itaguaí (RJ), com energia proveniente de luz solar. As placas solares, que foram instaladas em frente ao prédio, já produziram, em cerca de dois meses de operação, 9 MWh.

rn

Esse valor representa uma energia suficiente para por em funcionamento 68 computadores por um ano e uma redução de 8 toneladas na emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera.

rn

Segundo Jalmir Machado, engenheiro da Gerência de Manutenção e responsável pelo projeto, a iniciativa trouxe ganhos consideráveis para o CEAM, com a redução do consumo mensal de energia elétrica em aproximadamente 13%, o que é equivalente ao consumo médio de 16 residências com quatro pessoas cada.

rn

“Essa iniciativa contribui para a conscientização, conhecimento e a reflexão das pessoas sobre o uso racional de energia elétrica, além do uso de fontes renováveis”, disse Machado.

rn

O projeto, que entrou em operação este ano, funciona através do efeito fotovoltaico, que é a conversão direta de luz em eletricidade. O investimento da mineradora em um sistema de geração de energia por fontes renováveis tem como principais objetivos reduzir os custos colaborar com o meio ambiente.

rn

O sistema é regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), conforme Resolução Normativa nº 482.

rn

A Vale possui, no Porto de Sepetiba (RJ), o Terminal Marítimo de Itaguaí, que é operado por uma subsidiária própria, a Companhia Portuária Baía de Sepetiba (CPBS). Segundo o relatório anual Form-20 de 2014 da mineradora, o Terminal conta com um cais que permite carregar embarcações de até 17,8 metros de calado e até 200.000 DWT de capacidade. Em 2014, o terminal carregou aproximadamente 23,8 milhões de toneladas métricas de minério de ferro.

rn

A geração elétrica do sistema localizado no CEAM e seus indicadores ambientais podem ser acompanhados no site: https://easyview.auroravision.net/easyview/?entityId=4641938. As informações são da Vale.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mineração Serra Verde apresenta melhorias no projeto de Terras Raras em Minaçu

6 de outubro de 2020

A Mineração Serra Verde traz a público atualizações em seu projeto de Terras Raras em Minaçu, Goiás, que proporcionarão ainda mais segurança,…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para o Simpósio do Ouro e Metais Nobres em Minas Gerais

8 de outubro de 2018

studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…

LEIA MAIS

Produção da Vale bate recorde no trimestre

20 de outubro de 2017

O complexo atingiu recorde trimestral de 45 Mt no terceiro trimestre, ao produzir 8,5% a mais do que no segundo trimestre.

LEIA MAIS