NOTÍCIAS

Vale vê demanda firme para minério; vende toda produção

22 de maio de 2012

rnA Vale continua contando com demanda firme por minério de ferro e vendendo todos volumes produzidos pela companhia, afirmou nesta segunda-feira o coordenador-executivo de Relações com Investidores, Viktor Moszkowicks, a despeit

rn

A Vale continua contando com demanda firme por minério de ferro e vendendo todos volumes produzidos pela companhia, afirmou nesta segunda-feira o coordenador-executivo de Relações com Investidores, Viktor Moszkowicks, a despeito dos sinais de desaceleração da economia chinesa.

rn

 

rn

“Não temos nenhum problema em relação aos pedidos, continuamos vendendo todas as quantidades produzidas pela companhia. O cenário que enxergamos continua positivo”, disse o executivo da maior produtora do mundo de minério de ferro, após notícias da Ásia de que alguns compradores estão pedindo adiamento de entregas ou descumprindo contratos.

rn

 

rn

A demanda chinesa é uma das preocupações citadas por analistas em seus relatórios a respeito do desempenho das mineradoras.

rn

 

rn

O preço do minério de ferro tem recuado nas últimas semanas, passando de 150 dólares por tonelada há cerca de duas semanas, para 135 dólares na sexta-feira, disseram os próprios executivos da Vale.

rn

 

rn

Para Marcelo Aguiar, analista do Goldman Sachs, o preço da commodity deve ficar em torno de 150 dólares a tonelada no mercado à vista no segundo semestre, apresentando uma recuperação na comparação com os valores atuais.

rn

 

rn

O especialista avalia que os preços estão em queda agora devido a uma série de fatores que aumentaram a oferta, entre os quais a tendência da Índia de ofertar mais minério neste período, assim como Brasil e Austrália, que retomaram a normalidade da produção após chuvas e furacões.

rn

 

rn

Segundo ele, compradores chineses devem aumentar as compras de minério no segundo semestre por conta de queima de estoques e melhores condições de compra.

rn

 

rn

“Nossa expectativa no Goldman Sachs é que haverá um pacote maior de incentivos à demanda doméstica na China ao longo do segundo semestre”, afirmou.

rn

 

rn

A expectativa de Aguiar está em linha com as expectativas de executivos da Vale, segundo declarações na sexta-feira. Tanto o presidente da companhia, Murilo Ferreira, quanto José Carlos Martins, diretor de Ferrosos e Estratégia da mineradora, afirmaram que os preços vão se recuperar no segundo semestre.

rn

 

Fonte: Reuters Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Guia de boas práticas aborda etapas de ciclo de vida de barragens e outras estruturas de disposição de rejeitos

8 de agosto de 2019

A minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Minexcellence 2019

10 de setembro de 2018

O 4º Seminário Internacional de Excelência Operacional em Mineração (Minexcellence 2019) será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias…

LEIA MAIS

Mineração apresenta avanços e avalia como superar desafios para promover diversidade, equidade e inclusão

27 de março de 2025

Representantes do setor discutem boas práticas, desafios e oportunidades na construção de um ambiente mais plural na 4ª edição da…

LEIA MAIS