NOTÍCIAS

Vale vende participação em mina de cobre na República Democrática do Congo

3 de junho de 2013

O mineradora estatal Gécamines, na República Democrática do Congo, recuperou o controle total do depósito de cobre e cobalto Kalumines depois de fechar acordo para compra de participação de 60% da African Rai

O mineradora estatal Gécamines, na República Democrática do Congo, recuperou o controle total do depósito de cobre e cobalto Kalumines depois de fechar acordo para compra de participação de 60% da African Rainbow Minerals e da Vale. O projeto está estimado em 50 milhões de toneladas de minério com 2,5% de cobre.

O mineradora estatal Gécamines, na República Democrática do Congo, recuperou o controle total do depósito de cobre e cobalto Kalumines depois que fechou um acordo para comprar a participação de 60% da African Rainbow Minerals (ARM) e da Vale.

rn

Gécamines anteriormente possuía uma participação de 40% do depósito de Kalumines, um projeto estimado em 50 milhões de toneladas de cobre @2,5% Cu.

rn

“Há apenas um pequeno detalhe que é excelente e já está feito. Gécamines agora tem o controle total da Kalumines”, disse o CEO da Gécamines, Kalej Nkand, em entrevista ao Metal Bulletin.

rn

O executivo não quis comentar sobre a forma como a empresa vai financiar a compra.

rn

“Gécamines tomou de volta o Kalumines, da mesma forma que fizemos com Copperbelt Minerals em Deziwa e Ecaille C”, disse Nkand, referindo-se a um acordo alcançado após Gécamines rescindir uma joint venture com a Copperbelt Minerals, uma empresa registrada nas Ilhas Virgens Britânicas, comprando 68% de participação em dois depósitos de cobre e cobalto, o Deziwa e o Ecalle C.

rn

Nkand disse que as negociações com a MMG Group, registrada em Hong Kong, para retomar a participação de 70% no projeto de Mutoshi ainda está em curso. “Mutoshi ainda está pendente, mas sem dúvida vamos recuperar a propriedade plena”, disse o CEO.

rn

Em março, a MMG havia dito que a participação de 70% que Gécamines pretende comprar está avaliada em US$ 52,5 milhões.

rn

“Como parte da aquisição da Anvil Mining pela MMG, em fevereiro de 2012, a Gécamines recebeu uma opção compra de 12 meses para adquirir 70% de participação no projeto Mutoshi, da MMG […] a MMG ainda está em negociações com a Gécamines em relação à sua opção de compra de 70% de participação no projeto Mutoshi”, disse a MMG na época.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Governo britânico e ABSM vão organizar webinar sobre empilhamento a seco

7 de dezembro de 2022

O governo britânico e a ??Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) realizarão nos dias 12 e…

LEIA MAIS

Mining Hub recebe visita de produtores da indústria do açúcar

18 de fevereiro de 2020

O setor mineral brasileiro e suas inovações foram amplamente debatidos durante a manhã desta sexta-feira (14/2) no Mining Hub, único hub…

LEIA MAIS

Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS