NOTÍCIAS

Veleiro da Expedição Oriente, é fabricado com inox da Aperam

1 de outubro de 2014

A empresa acompanhou todo o processo de pesquisa e fabricação do veleiro durante mais de 2 anosrnA Aperam South América é a fornecedora oficial de aço inoxidável para a construção do barco da Ex

A empresa acompanhou todo o processo de pesquisa e fabricação do veleiro durante mais de 2 anos

rn

A Aperam South América é a fornecedora oficial de aço inoxidável para a construção do barco da Expedição Oriente, comandado pela família Schurmann. O veleiro Kat, como é chamado, recebeu mais de 25 toneladas de aço inoxidável em sua estrutura. Ao todo foram mais de 30 pontos, incluindo deck, corrimão, caixa de âncora, pias, bancadas, escadas, tubulações, entre outros.

rn

A necessidade de muitas paradas durante o percurso para manutenção do veleiro nas duas outras expedições, fez necessário planejar o uso de um material mais resistente nesta jornada atual. O aço inoxidável utilizado na construção do Kat é o aço 316 e um dos seus grandes diferenciais é justamente a alta resistência à corrosão. Além de resistente, a higiene e a limpeza desse material é mais fácil e prática, o que ajuda também a reduzir os riscos de contaminação.  A maior vantagem, de acordo com o capitão Vilfredo Schurmann,  “é que o inox se apresenta como um material muito durável, além de resistente, higiênico e de fácil manutenção”.

rn

Após 17 anos em viagens mundo afora no veleiro Aysso, a ideia era construir agora um novo barco que fosse inovador, resistente e sustentável. Por isto foram incorporados ao projeto iniciativas de sustentabilidade e inovação como a geração de energia pela captação solar, o uso de energia eólica, a presença de uma bicicleta ergométrica que gera energia e a transformação do lixo orgânico para em adubo na pequena horta construída no Kat.

rn

A mais nova aventura da família Schurmann é uma viagem de volta no tempo, para pesquisar se realmente foi o Cristóvão Colombo quem descobriu a América, ou se, quem sabe, teriam sido os chineses. Para desvendar a questão, o veleiro Kat irá navegar pelos mesmos caminhos por onde os chineses teriam passado. A expedição partiu no dia 21 de setembro, do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, e deve retornar ao mesmo porto no fim de 2016. Em dois anos, a família percorrerá 55 mil quilômetros, 29 países e cinco continentes.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mining Hub tem taxa de sucesso de 25% no primeiro ano

18 de fevereiro de 2020

O Mining Hub, inédito espaço de inovação aberta do setor mineral, completou o primeiro ano de atividades com elevada taxa de…

LEIA MAIS

Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…

LEIA MAIS

IBRAM participa da I Conferência de Mineração & Bioeconomia do Estado do Pará

1 de julho de 2022

O Gerente Executivo do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Anderson Santos, participou a última quarta-feira (29), da I Conferência de Mineração…

LEIA MAIS