NOTÍCIAS

VENCEDOR DO NOBEL DE FÍSICA USOU LABORATÓRIO DA VALE PARA EXPERIMENTOS

9 de outubro de 2015

Os professores Arthur McDonald e Takaaki Kajida venceram o Prêmio Nobel de Física 2015, com um trabalho que descobriu que os neutrinos, um tipo de partícula subatômica sem carga elétrica.

Os professores Arthur McDonald e Takaaki Kajida venceram o Prêmio Nobel de Física 2015, com um trabalho que descobriu que os neutrinos, um tipo de partícula subatômica sem carga elétrica, mudam de classe e possuem massa. Parte dos experimentos conduzidos para o trabalho foram realizados no Sudbury Neutrino Observatory Lab (Snolab), laboratório da Vale na mina de Creighton, no Canadá.

O trabalho dos professores mostrou que neutrinos mudam de classe quando viajam do Sol para a Terra, comprovando que eles têm massa. Durante os experimentos, McDonald, que é da Universidade de Queens, no Canadá, utilizou o Snolab, laboratório subterrâneo que fica a mais de dois quilômetros da superfície.

A Vale no Canadá publicou um comunicado, no dia 7, parabenizando o físico, que vai receber, em conjunto com o colega japonês da Universidade de Tóquio, cerca de US$ 963 mil da Academia Real das Ciências da Suécia. O valor original do prêmio é de 8 milhões de coroas suecas.

“A Vale nunca esteve mais orgulhosa dessa associação com o Snolab como está hoje, com esse mais do que merecido reconhecimento para o Dr. McDonald e para toda a equipe do Snolab. Quando embarcamos nessa parceria com o Snolab, não esperávamos nada em troca, a não ser uma oportunidade para ajudar o avanço do conhecimento científico”, disse Murilo Ferreira, CEO da Vale, no comunicado.

O Snolab possui um espaço para pesquisa de 5 mil metros quadrados, com pesquisadores renomados em todo o mundo, trabalhando lado a lado com os operadores da atividade de mineração de níquel da mina de Creighton.

De acordo com a Vale, o Snolab é o laboratório mais profundo do mundo voltado para esse tipo de pesquisa, como a de neutrinos. A configuração subterrânea do laboratório permite a condução de experimentos em um ambiente com a menor interferência possível de radioatividade solar e do meio ambiente.


Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Inscrições abertas para as rodadas de negócios híbridas na EXPOSIBRAM 2023

7 de julho de 2023

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores da cadeia mineral poderão negociar propostas comerciais diretamente junto às mais importantes…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS

Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS